Nosso Blog

Aqui você acompanha as novidades de todas as áreas de atuação da VWP,
fique ligado, se inscreva, e faça bom uso de nossos conteúdos.

O marketing emocional é um termo que vem crescendo muito nos últimos tempos. Mas, na prática, ele já existe há tempos. Você sabe o que é o marketing emocional e como aplicá-lo no seu negócio? A gente te explica tudo!

O que é o marketing emocional

Toda campanha publicitária se concentra em apelar para a emoção das pessoas durante o processo de convencimento. Porém, a grande diferença do marketing emocional, é que ele se concentra fortemente em uma única emoção e usa isso em toda a sua comunicação para fazer a venda. Essa emoção normalmente é algo bom, mas em alguns casos o uso de uma emoção ruim também pode servir. O marketing emocional ligado ao medo, por exemplo, pode ser tão poderoso quanto o marketing emocional ligado ao orgulho.

Por que ele funciona?

A emoção humana é algo muito poderoso. Mesmo depois de muito tempo em que sentimos algo, as lembranças ainda ficam marcadas. Isso sem falar que quando voltamos a ter contato com qualquer elemento que fez parte daquele momento de apelo emocional, o sentimento retorna. Por isso quando conectamos emoções a produtos ou marcas, a lembrança desta empresa fica sempre viva na nossa memória. Além disso, uma emoção forte tem um grande apelo para o compartilhamento, o que é uma coisa muito buscada nesses tempos de redes sociais.

Como usar o marketing emocional na sua empresa

Como o marketing emocional está ligado fortemente aos sentimentos que as marcas despertam nas pessoas, é fundamental que você conheça bem o seu público para aplicar essa estratégia com sucesso. O seu marketing emocional só vai dar certo se você souber exatamente como atingir o seu cliente.

Dicas para aplicar

Quer dicas do que você precisa fazer para aplicar o marketing emocional com sucesso? Confira algumas:

  • Invista no storytelling para se conectar com o público.
  • Surpreenda seu público, instigue a curiosidade das pessoas.
  • Estude e conheça bem o seu público, ele deve ser o foco.
  • Seja verdadeiro e autêntico, caso contrário você não será convincente.
  • Tenha uma estratégia para recompensar o público pelo engajamento.

Case de marketing emocional de sucesso

Diversas marcas recorrem ao marketing emocional em suas estratégias. A mais reconhecida por isso, provavelmente, é a Coca-Cola. Há anos a empresa faz publicidades constantemente, porém nunca de uma forma comercial ou promocional. A grande maioria das campanhas da empresa é voltada para um apelo institucional, que mostra os valores da marca, e está sempre relacionada a uma emoção positiva. A emoção mais comum é a felicidade, que vemos em diversas campanhas, inclusive as ações natalinas da marca. Dessa forma, com o constante reforço da associação da felicidade à Coca-Cola, o sentimento e o produto se tornam fortemente vinculados. É por isso que em muitos momentos de celebração, tomamos Coca-Cola. E é por isso que o refrigerante é raramente associado a momentos de tristeza.

E aí, entendeu melhor como funciona o marketing emocional? Já sabe quais emoções vai usar nas suas campanhas e como? Então aproveita pra dividir esse conteúdo com aquele amigo empresário que está precisando pensar fora da caixinha e renovar o negócio.

Faça parte

Participe, receba nossos informativos

Contacte-nos
Contacte-nos