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Que estar presente nas redes sociais hoje em dia é muito importante todo mundo sabe. Mas a dúvida que fica é: como fazer esse trabalho direito para atrair e manter o público certo para minha empresa? Confira algumas dicas por aqui!

Como saber em qual rede social minha empresa deve ter?

Cada rede social tem seu próprio público-alvo, diferenciado principalmente pela faixa etária. Para saber onde você precisa estar, você tem que identificar onde o seu público está. Lembre-se que é mais importante fazer um trabalho de qualidade na rede social que você está, do que fazer um trabalho mediano em todas as redes sociais.

Porque precisamos ter um calendário editorial?

Além de ajudar na organização do seu trabalho, ter um calendário editorial é muito importante para manter uma unidade de comunicação e divulgação daquilo que se pretende trabalhar ao longo do mês. Mas é importante estar atento aos acontecimentos recentes, ao que está bombando e ter espaço no calendário para aproveitar estas oportunidades momentâneas que podem ser positivas para o seu nicho.

Como funciona cada ferramenta?

Você sabe como funciona cada rede social e suas ferramentas? Isso é fundamental para criar um bom posicionamento nas plataformas. Entender o tipo de público que está em cada plataforma te ajuda a saber em qual rede você deve estar. Arrasta pro lado para conferir como funcionam as principais redes sociais.

Instagram

O Instagram é uma das redes sociais com mais ferramentas diferentes, você tem os posts de feed, que servem para divulgar conteúdo e produtos; os stories, que são uma boa opção para mostrar a rotina da sua empresa e desaparecem após 24h; o reels, que é utilizado para criar vídeos curtos de conteúdos informativos e/ou divertidos; as lives, que funcionam para discussão com o público em tempo real; e o IGTV, onde estão os vídeos mais longos e elaborados, geralmente informativos.

Twitter

O Twitter é mais focado em textos curtos, de até 280 caracteres. É uma rede que funciona muito para conteúdo relevante e relacionados aos assuntos discutidos no momento. Links, imagens e vídeos também podem ser postados na plataforma. Agora também há uma versão dos “stories” na rede social.

Facebook

O Facebook é uma rede onde os posts funcionam como no Twitter, porém sem a limitação de caracteres. A rede também tem uma versão dos stories e das lives, como no Instagram. Mas talvez o que ainda mantenha o Facebook tão ativo e que nenhuma outra rede foi capaz de reproduzir, são os grupos. Esses espaços de discussão e compartilhamento de informações sobre um tema específico ainda é muito forte. É algo que veio das comunidades do Orkut e de outras plataformas que tinham o mesmo modelo de criação de comunidade e que até hoje funciona muito bem.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social que em termos práticos, funciona de forma muito semelhante ao Facebook. O grande diferencial é que a rede tem foco exclusivamente no mercado de trabalho. A plataforma tem se tornado um grande centro de discussão sobre o que acontece hoje nos mais diversos nichos e como melhorar o mercado de trabalho. Além dos conteúdos, na plataforma também é possível publicar vagas de emprego.

TikTok

O TikTok é uma rede social que explodiu recentemente, principalmente entre o público mais jovem. Lá é possível fazer vídeos curtos, como os do Reels do Instagram. A diversidade de vídeos na plataforma é muito grande, então não há uma temática que seja mais efetiva. O grande diferencial dessa rede, em comparação às outras, é que aqui você não vê apenas o conteúdo de quem você segue. No Tik Tok você consome conteúdo do tema que te interessa, de pessoas de qualquer lugar do mundo, independente de você ser ou não seguidor do perfil. É por isso que os vídeos de desafios fazem tanto sucesso. Além das várias possibilidades de edição dos vídeos dentro da própria plataforma, funcionando de forma intuitiva até mesmo para os inexperientes. 

YouTube

O YouTube é talvez uma das redes sociais mais sólidas. Ele está no mercado há alguns anos e as mudanças na plataforma foram mais estéticas e de algoritmo do que no funcionamento em si. No YouTube você pode subir vídeos do tamanho que quiser, com o conteúdo que quiser. Porém, é importante avisar: conteúdos que tenham direitos autorais, que não sejam totalmente autorais ou feitos com material gratuito com licença para esse uso, podem levar a sérios problemas. Essa plataforma está passando por várias reformas em sua interface, adicionando muitas funcionalidades que estão em fase de testes, além de recentemente ter liberado o YouTube Premium. 

Pinterest

O Pinterest é uma rede social que faz muito sucesso, mas ainda é pouco explorada. A rede é muito focada na inspiração visual, então você pode usá-la para postar fotos bonitas, templates interessantes, receitas, vídeos curtos de dicas práticas para o dia a dia. É mais comum ver designers e marcas que falam sobre decoração, moda ou gastronomia no Pinterest.

Como transformar seu público em comunidade?

A sensação de união entre o público da sua empresa aumenta ainda mais quando eles se veem como uma comunidade. Termos que só eles conhecem, piadas internas, uma plataforma onde os seus seguidores e clientes possam interagir entre si, tudo isso ajuda a construir uma comunidade. E quando você constrói uma comunidade, seus seguidores passam a ser os defensores da sua marca.

Porque legendar vídeos, IGTV e stories?

Acessibilidade é um assunto que tem sido cada vez mais abordado e as plataformas estão buscando fazer sua parte para atender a estes públicos. Segundo a OMS, mais de 5% da população mundial tem alguma perda ou deficiência auditiva. Mas não é apenas esse público que as legendas nos vídeos podem atender. Muitas pessoas assistem os stories e rolam o feed com som desativado, portanto, se o seu conteúdo não é claro no vídeo ou não tem legenda, as pessoas passam direto por ele.

Hoje a legendagem de boa parte dos vídeos tem que ser feita manualmente, mas o Instagram anunciou recentemente que os vídeos do IGTV já podem ter legendagem automática. Mas é importante ressaltar que a fidelidade da legenda irá depender da clareza do áudio do vídeo. O Facebook já oferecia este serviço desde 2017, mas agora ampliou a legendagem automática para o Facebook Live e Workplace Live.

Como entender os dados?

Uma das coisas mais faladas no marketing digital são as métricas e como elas são importantes para o seu negócio. Mas, com tantos dados e informações disponíveis, o que é realmente uma métrica importante de se analisar? É claro que o número de seguidores, usuários, acessos é muito relevante. Mas as informações que realmente impactam no seu número de vendas e no relacionamento com o seu público são os dados de engajamento: cliques, interações, mensagens. É isso que mostra quem está realmente envolvido e interessado na sua marca. Além disso, também é sempre bom ficar de olho nos dados que mostram gênero e idade do seu público, para criar um conteúdo adequado; e nos dias e horários em que sua página é mais acessada, para estar sempre publicando ou online neste momento, quando seus seguidores estão por lá.

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