Sua empresa tem um bom posicionamento digital? Você sabe o que precisa para ter sucesso com o seu negócio no meio digital? Hoje vamos falar um pouco sobre como funciona e para que serve cada plataforma. Esperamos te ajudar a encontrar a plataforma ideal para o seu negócio.
Site
Hoje em dia o site não é mais apenas uma vitrine virtual para a sua empresa, ele também é uma ferramenta de posicionamento digital muito utilizada no marketing. O site de uma empresa é o canal de contato onde o público sente segurança para negociar com a marca. Quando bem trabalhado, o site pode ficar bem posicionado nos mecanismos de busca, como o Google, e ajudar a atrair mais clientes.
O comportamento de busca na jornada de compra mudou muito e hoje boa parte é feita digitalmente. Primeiro as pessoas buscam as informações em sites para, só então, se necessário, entrar em contato por telefone ou fazer uma visita ao local. Não ter e não atualizar o seite da sua empresa pode representar uma queda significativa na quantidade de negócios fechados.
Como é feito?
O desenvolvimento de um site se dá em 4 etapas. A primeira etapa é uma reunião de briefing, para entender quais são as necessidades da empresa. Depois disso é preciso pensar em como aplicar essas necessidades em uma ferramenta visual e funcional, desenvolvendo a interface do site. Se a interface do site for aprovada e estiver de acordo com o que o cliente precisa, começa então a terceira etapa, com a programação do site, ou seja, o desenvolvimento técnico que tira o site da teoria e transforma em algo real. Quando a programação estiver finalizada e o site estiver pronto, passar pelas últimas revisões e chegamos à quarta etapa em que ele é apresentado e, quando aprovado, é publicado para que as pessoas possam acessar.
Para quem serve?
O site é uma ferramenta essencial para o posicionamento digital de qualquer empresa. Mas hoje em dia as lojas tendem a preferir a utilização de e-commerces, onde o cliente compra direto na plataforma. Não é uma regra que lojas tenham e-commerces e não sites, mas é mais comum ver esse tipo de ferramenta sendo utilizada por empresas que desejam ter apenas um portfólio digital, mostrando o aspecto institucional do negócio, ou então para empresas que são prestadoras de serviços, em que o cliente precisa entrar em contato, seja pelo próprio site ou pelo telefone, para contratar um serviço específico.
E-commerce
O e-commerce funciona como uma loja virtual da sua empresa, que pode ou não ter uma loja física. Esse é um posicionamento digital muito interessante para qualquer empresa que trabalhe com a venda de produtos. Essa é hoje uma das principais formas de se vender produto para o cliente final, porque ele compra de forma prática e segura, sem precisar sair de casa e de qualquer lugar do país, desde que sua empresa entregue em qualquer lugar. Além disso, o e-commerce tem grandes vantagens para as empresas, como a possibilidade de oferecer cupons, acompanhar o processo de compra, verificar o abandono de carrinho e trazer esse cliente de volta, criar um relacionamento com o cliente e toda a praticidade de não precisar ter uma loja física para vender. O ponto-chave ao criar um e-commerce é sempre estar atento ao estoque dos produtos disponíveis, afinal você não vai querer anunciar ou até fechar a venda de algo que você não tem mais e frustrar o seu cliente.
Como é feito?
As etapas de desenvolvimento de um e-commerce são bem semelhantes às de um site. A diferença no processo é que, depois de criada a interface e feita a programação, a empresa deve cadastrar os produtos na plataforma e fazer alguns testes para garantir que está tudo certo com todas as etapas de venda. Apenas quando os produtos estiverem cadastrados e os testes estiverem concluídos é que o e-commerce finalmente será publicado para começar a vender.
Para quem serve?
Como já falamos, o e-commerce é uma excelente plataforma para qualquer negócio que trabalhe com a venda de produtos. Lojas dos mais diversos tipos de produtos podem se beneficiar com a criação de um e-commerce. Desde lojas de roupas até as de equipamentos eletrônicos, ou empresas de nichos muito específicos como antiquários ou equipamentos médico-hospitalares. Se a sua empresa vende um produto, qualquer que seja ele, ela vai se beneficiar de ter uma loja virtual.
Marketplace
O marketplace é um conceito antigo, que começou a funcionar no Brasil por volta de 2021. Basicamente é um coletivo de vendas online, uma plataforma em que diferentes lojas, de variados nichos ou de um mesmo nicho, podem oferecer seus produtos. Alguns dos markteplaces mais conhecidos são o Mercado Livre, a Amazon, a Lojas Americanas e o Submarino.
Como é feito?
Em um marketplace você ganha um espaço para divulgar os seus produtos, em troca de uma porcentagem das vendas que é dada à empresa que controla o marketplace. Quando o usuário acessa um marketplace, ele pode comprar um produto de uma loja e outro do seu concorrente. Não há fidelidade ou preferência nos marketplaces, o usuário compra o produto que desejar e é muito comum que essa escolha seja feita baseado no preço. Para vender em marketplaces, em geral, a loja deve cuidar da parte de venda e envio. São raros os casos em que o marketplace se responsabiliza por essa gestão.
Para quem serve?
Assim como o e-commerce, o marketplace funciona para qualquer empresa que venda produtos, dos mais variados nichos. Vender por um marketplace pode ser um bom caminho para quem está começando e quer criar autoridade no mercado e/ou não tem condições de criar um e-commerce próprio. Mas é importante ter em mente na hora de decidir pelo melhor método, que quando você está em um marketplace seu produto é exibido lado a lado com o da concorrência.
Sistema
A modernização da tecnologia tem feito as pessoas e empresas buscarem cada vez mais por soluções que agilizem e facilitem as tarefas do dia a dia. O crescimento da Inteligência Artificial impulsionou ainda mais essa busca. Por isso, muitas vezes, é preciso recorrer à criação de um sistema próprio, seja para controle interno da empresa ou para permitir a entrega e funcionamento do seu produto ou serviço para o seu cliente.
Como é feito?
Para criar um sistema, além das partes que são feitas na criação de um site (briefing, desenvolvimento de interface e programação) é fundamental realizar uma etapa de testes. Nesta etapa estão tanto os testes internos, feitos pela própria equipe, quanto os testes externos, feito pela empresa e por um grupo seleto de usuários. É através destes testes que são identificados possíveis erros no sistema, possibilitando que eles sejam corrigidos antes do lançamento da plataforma para o público geral.
Para quem serve?
Um sistema pode servir para uma infinidade de funções e, portanto, para uma infinidade de modelos de negócio. Porém, vamos dar alguns exemplos práticos para você entender onde a criação de um sistema se aplica. Se você quer criar uma plataforma própria para oferecer aulas e cursos porque os modelos disponíveis no mercado não te atendem, não basta apenas criar um site, é preciso criar um sistema. Se sua loja precisa de um sistema de controle de estoque específico que nenhum sistema disponível no mercado consegue te atender, é preciso criar o seu próprio sistema de controle.
Se o seu negócio não se encaixa nesses padrões e você está em dúvida de como aplicar o posicionamento digital da sua empresa, entre em contato com a gente! Nossa equipe especializada vai te ajudar a encontrar a solução ideal para o seu negócio!