Se o Instagram, o Facebook, o TikTok ou o WhatsApp acabassem hoje, o seu negócio ainda existiria?
Nós sabemos que hoje em dia as redes sociais estão muito presentes na vida das pessoas e que para muitas empresas ter um perfil nas plataformas é muito importante e faz uma diferença significativa nas vendas. Mas, o que aconteceria se, do dia pra noite, você não tivesse mais esse recurso? Você pode pensar que isso nunca vai acontecer, mas não tem como garantir, afinal você não controla as redes sociais.
Há alguns anos, a rede do momento era o Snapchat. Depois que o Instagram adicionou os Stories, o Snapchat sumiu e ninguém nem pensa mais nele. Tá vendo como não é impossível? Além disso, é importante lembrar que as redes sociais também são empresas que podem ser fechadas quando pararem de dar lucro. E aí, como ficaria a sua empresa se isso acontecesse?
Porque ir além das redes sociais
A gente já falou ali em cima que é importante sim, para muitas empresas, ter um perfil nas redes sociais. Porém, a principal plataforma da sua empresa precisa ser sua, precisa estar no seu controle! Dessa forma você garante que, não importa a mudança que aconteça no mundo, o seu público vai saber onde encontrar o seu negócio.
A melhor forma de ter a sua própria plataforma é criando o seu site. Existem diversos modelos de sites, para atender às mais diversas necessidades empresariais. Ele pode ser apenas um portfólio dos seus serviços com informações de contato, ele pode ser uma loja virtual para vender os seus produtos, ou ainda uma plataforma de aulas online pra você comercializar os seus cursos! Independente de qual seja o modelo que você utilize, o que é essencial é que o seu público saiba aonde ir para encontrar a sua empresa e que esse “porto seguro” dependa apenas de você e mais ninguém.
Redes sociais e o portfólio digital
Mas, se eu tenho que ter minha plataforma, porque ter as redes sociais? Bom, pense em uma empresa como espaço físico. Para que o seu cliente chegue na sua empresa, ele precisa saber onde você está, certo? Para isso ele pode usar um cartão de visitas, ouvir uma propaganda na rádio, ver um anúncio no jornal. Tudo isso são meios de fazer o seu cliente chegar até o seu espaço físico. No meio digital também funciona assim! As redes sociais são o seu cartão de visita, propaganda na rádio e anúncio no jornal, enquanto o seu site é o seu espaço físico.
Mas se engana quem pensa que por ser um “cartão de visita” a rede social deve ser usada apenas como um portfólio digital dos seus produtos ou serviços. É aí que está a mágica da internet! A rede social é o seu primeiro contato com o cliente, então além de vender, você precisa conquistá-lo, conversar com ele, convencer a conhecer você. E esse tipo de construção de relacionamento você consegue através da oferta de conteúdo relevante, seja em posts, e-books ou vídeos. Por isso é tão importante intercalar a divulgação dos produtos com informações, bastidores e conteúdo que faça o público se interessar pelo seu negócio.
O relacionamento não acaba aí
E não pense que postar no Instagram é o suficiente pra fazer o seu cliente comprar e construir um relacionamento com você não, tá? Um relacionamento empresa-cliente, como qualquer relacionamento na nossa vida, se constrói com tempo e presença. Por isso é tão importante estar em várias redes e aparecer sempre para o seu potencial cliente com um conteúdo interessante e/ou um produto que ele precisa.
Uma boa forma de criar o relacionamento e manter o seu público próximo de você é fazendo com que ele percorra um caminho natural entre as plataformas. Por exemplo:
Depois disso o ciclo vai se repetindo e ele se torna um cliente fidelizado, podendo indicar o seu negócio para mais pessoas e fazendo o melhor marketing: o boca-a-boca positivo.