A Psicologia das Cores é um estudo que explica como nosso cérebro se comporta diante das informações visuais que recebemos. É claro, que o gosto e a preferência por uma cor ou outra é muito pessoal, o que faz com que esse estudo não possa ser aplicado como uma técnica exata. Mas existem alguns sentimentos e algumas emoções que são despertos na maior parte das pessoas diante de uma cor. Por isso é sempre recomendado ter em mente o que você quer passar na hora de escolher as cores utilizadas no seu projeto e na sua empresa.
Cores primárias
Amarelo
Estímulo, alegria, positividade, aconchego, simpatia, otimismo, curiosidade, felicidade, criatividade, clareza, iluminação, abundância, cautela, calor, amizade, serenidade.
Vermelho
Dinamismo, agressividade, paixão, energia, perigo, amor, força, aventura, exigência, juventude, urgência, desafio.
Azul
Confiança, profissionalismo, sinceridade, seriedade, calma, infinito, sucesso, poder, segurança, objetivo, credibilidade, força, paz, integridade, frieza.
Cores secundárias
Laranja
Energia, desejo, calor, alegria, confiança, inovação, modernidade, juventude, diversão, vitalidade, acessibilidade.
Roxo
Cura, proteção, inteligência, imaginação, realeza, luxo, dignidade, sabedoria, mistério, espiritualidade.
Verde
Calma, tranquilidade, paz, saúde, crescimento, vida, cura, dinheiro, renovação, juventude, natureza, ética, orgânico.
Outras cores
Preto
Poder, mistério, sofisticação, prestígio, atemporalidade, formalidade.
Branco
Transparência, pureza, ingenuidade, nobreza, suavidade, limpeza, leveza, bondade.
Rosa
Romance, delicadeza, inocência, diversão, compaixão, afeto.
Cinza
Equilíbrio, neutralidade, força, estabilidade, segurança, personalidade, autoridade, maturidade.
Marrom
Confiança, acessibilidade, autenticidade, natural, orgânico.
É importante lembrar que todos esses sentimentos são sempre intensificados e melhor trabalhados quando combinados com outras cores que reforcem o seu objetivo com aquele material gráfico.