Manter um bom relacionamento com a equipe de marketing é muito importante para o sucesso do trabalho desenvolvido pela sua empresa e pela equipe. Mas, o que é um bom relacionamento? Como criar e manter essa boa relação? A gente te dá algumas dicas!
Estabelecer um calendário comercial
O calendário comercial é o documento que lista as principais janelas de venda da empresa e algumas datas comemorativas e/ou comerciais interessantes para o seu negócio.
- Identifique quais são as datas onde sua empresa mais vende
- Identifique qual período sua empresa menos vende
- Liste as datas comerciais interessantes para o seu negócio
- Datas comerciais: oportunidades de venda; ex.: dia do consumidor, black friday, melhores épocas para ofertar seu produto e/ou serviço, etc.
- Liste as datas comemorativas importantes para o seu negócio
- Datas comemorativas: oportunidades de se relacionar com o público através de ações sociais, conteúdos relevantes, ou outras ações; ex.: natal, carnaval, dia dos namorados, dia das mães, etc.
Com as janelas de vendas e as datas de interesse bem definidas, é possível traçar estratégias e desenvolver ações de marketing, online e offline, com mais tempo e preparação, que ajudem a trazer mais público para sua empresa nos períodos que são mais interessantes para a empresa, criando estratégias mais eficientes e com maior chance de bons resultados.
Dialogar constantemente sobre estratégia, planejamento e relatório
O diálogo é, provavelmente, o aspecto mais importante para uma boa relação entre empresa e marketing. E lembrando que ele deve ser sempre uma via de mão dupla! Se a equipe deve te passar dados, informações e “prestar contas”, o sucesso do trabalho depende de você fazer o mesmo, dando feedbacks e propondo novas ações. Apesar de a equipe ser capacitada para criar e executar campanhas, ninguém melhor para conhecer uma empresa que os próprios responsáveis. Então a capacidade técnica da equipe deve ser somada ao tempo de experiência de conhecimento da empresa.
Estratégia
A estratégia de marketing é a definição de como sua empresa pretende atingir seus clientes, quais canais serão utilizados, qual a forma de comunicação, etc. Para garantir o sucesso da estratégia, é importante que ela seja sempre revista e atualizada. É claro que não pode se perder o objetivo maior da empresa, mas o caminho para alcançá-lo é mutável e pode sempre ser melhorado, por isso a necessidade de revisão constante. Mas, como saber o que deve ser melhorado? Analisando os dados e dialogando!
Planejamento
O planejamento de marketing é uma estrutura detalhada de quais ações a empresa vai seguir, por exemplo: calendário de postagens, ações patrocinadas, conteúdos para e-mail marketing e blog post (ou o que mais estiver incluso na estratégia). Ele é fundamental para que a empresa tenha um direcionamento de para onde pretende seguir e como pretende trabalhar. Além de ajudar na organização do seu trabalho, o planejamento é muito importante para manter uma unidade de comunicação e divulgação daquilo que se pretende trabalhar ao longo do mês.
É importante lembrar que apesar de quanto mais detalhado o planejamento for, melhor será para a execução. Porém, é preciso entender que o planejamento não é uma estrutura fixa engessada, ele pode mudar caso algum produto/serviço não esteja mais disponível ou algum acontecimento pontual precise ser divulgado. É preciso estar atento aos acontecimentos recentes, ao que está bombando e ter espaço no calendário para aproveitar estas oportunidades momentâneas que podem ser positivas para o seu nicho.
Relatório
O relatório é um documento que contém todos os dados e métricas do período descrito. Nele, em geral, constam todas as informações sobre as mais diversas frentes de atuação da empresa: site, redes sociais, e-mail marketing, etc. Mas o relatório apresentado pela equipe de marketing é apenas metade do trabalho! Para entender se o resultado satisfatório do marketing foi um bom resultado comercial, é preciso que a empresa também repasse um relatório de contatos e vendas para a equipe.
Entender os KPIs do marketing e saber administrar as expectativas
Os KPIs (Key Performance Indicator), ou métricas, são um ponto muito importante no marketing. É preciso definir um objetivo concreto na estratégia e, a partir dele, identificar quais dados representam melhor o resultado. Um bom KPI é aquele capaz de mostrar se o objetivo foi alcançado ou não.
Existe KPI no meio digital?
Sim! O meio digital é um dos espaços com mais dados e informações disponíveis, dos mais variantes aspectos. Mas, com tantos dados e informações disponíveis, o que é realmente uma métrica importante de se analisar? Para saber isso, é preciso ter definido bem sua estratégia e objetivo. Além disso, é importante definir também em qual canal você quer analisar os dados. No caso de uma empresa que quer aumentar as vendas e metrificar isso a partir das redes sociais, por exemplo, é claro que o número de seguidores, usuários, acessos é muito relevante. Mas as informações que realmente impactam no seu número de vendas e no relacionamento com o seu público são os dados de engajamento: cliques, interações, mensagens. É isso que mostra quem está realmente envolvido e interessado na sua marca. Além disso, também é sempre bom ficar de olho nos dados que mostram gênero e idade do seu público, para criar um conteúdo adequado; e, nos dias e horários em que sua página é mais acessada, para estar sempre publicando ou online neste momento, quando seus seguidores estão por lá.
Como analisar KPIs e alinhar expectativas
A análise dos KPIs deve ser feita pela equipe de marketing que vai avaliar a estratégia e apontar se o resultado foi positivo. Por exemplo: no objetivo de aumentar as vendas pelas redes sociais, a equipe de marketing vai analisar a quantidade de pessoas que entraram em contato. Se a quantidade de contatos tiver subido, então o objetivo foi alcançado do ponto de vista do marketing. Porém, para saber se a ação realmente deu certo, é preciso que a empresa notifique quantos daqueles contatos se converteram em vendas. Um bom resultado de marketing nem sempre é um bom resultado comercial, e é por isso que o diálogo entre empresa e equipe é tão importante.
O alinhamento de expectativas é uma etapa muito importante para o sucesso do relacionamento. Uma empresa que está começando, construindo sua identidade, não pode esperar que tenha um crescimento absurdo de vendas de um mês para o outro. Ter um objetivo bem definido ajuda a criar uma estratégia eficiente. Caso sua estratégia não funcione, é preciso analisar os KPIs e alinahar as expectativas. Nesse momento vale uma conversa franca, exemplo: “Eu esperava isso e recebi isso, como podemos melhorar? O que posso esperar das próximas ações? Faltou algo?” e entender as respostas da equipe. Mais uma vez, o diálogo é fundamental e objetivo da equipe sempre será o sucesso do objetivo.
Manter a comunicação constante e bom relacionamento
A troca de informações constante pode ser um ponto crucial na sua estratégia. Se uma ação começou e não tem dado o resultado esperado, você deve conversar com a equipe de marketing para realinhar e desenvolver uma nova proposta estratégica, que tenha um desempenho melhor. Mas, lembre-se: respeito é fundamental! A gente sabe que na hora da frustração, podemos ficar exaustos e perder a paciência, mas a equipe de marketing está empenhada para o sucesso do seu negócio e certamente estará tão frustrada com os resultados ruins quanto você está, o importante é mudar o cenário. Respire fundo e converse, um bom diálogo, com respeito e paciência, é a chave para o sucesso da estratégia.
Entender e respeitar o conhecimento e a expertise de cada pessoa envolvida no marketing
Uma dica extra e muito importante: confie na equipe de marketing que você contratou! Se você escolheu essa equipe, é porque ela faz um bom trabalho, então confie no conhecimento desses profissionais. Ficou com dúvida? Está inseguro? Acha que poderia ser melhor? Converse! Não haja sozinho e deixe sua equipe a ver navios sem saber o que está se passando. Um bom diálogo resolve tudo! Da mesma forma que você é o especialista no negócio da sua empresa, o profissional de marketing é especialista na área dele. Confie nesse conhecimento e colha os frutos de um planejamento cuidadoso. Entenda em que estágio de maturidade está seu negócio, uma boa estrutura de marketing não se constrói com dias ou poucos meses. Marketing é uma melhoria constante de como ofertar sua marca. Saiba que, certamente, suas ideias serão avaliadas pela equipe de marketing, assim como quando a agência propuser um novo projeto você irá avaliar.
No fim, o que importa é a soma de conhecimentos alinhados para um único objetivo: evoluir.