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O marketing digital é um conjunto de atividades realizadas online com o objetivo de divulgar uma empresa, um serviço ou um produto. Para fazer isso da melhor forma possível, é preciso seguir algumas estratégias, como SEO, marketing de conteúdo, marketing de relacionamento, etc. É um processo demorado, leva tempo para dar resultados, mas é o que vai trazer estabilidade, segurança e um relacionamento duradouro com os clientes. Mesmo que sua empresa ainda não tenha um site, já é possível começar a fazer ações de marketing. No entanto, as ações de divulgação ficam muito limitadas, assim como o posicionamento no Google e é mais difícil conseguir bons resultados.

Sucesso no marketing digital

Uma forma de potencializar os resultados das ações de marketing digital é através do uso de termos que sejam capazes de atrair e convencer os clientes, os chamados atalhos mentais. Algumas expressões e termos utilizados nas postagens e sites podem influenciar o seu cliente. Quando você usa os atalhos mentais corretos na sua estratégia de marketing e divulgação, pode fazer com que o cérebro do cliente seja induzido a escolher sua empresa na hora de tomar decisões. 

Outro aspecto importante no sucesso do marketing digital é a escolha de em quais redes sociais você estará presente. Hoje em dia, com a grande variedade de plataformas, queremos estar em todos os lugares para falar com o nosso público de todas as formas possíveis. Porém, cada rede social tem seu próprio público-alvo, diferenciado principalmente pela faixa etária. Para saber onde você realmente precisa estar, você tem que identificar onde o seu público está. Lembre-se que é mais importante fazer um trabalho de qualidade na rede social que você está, do que fazer um trabalho mediano em todas as redes sociais.

Também é importante entender que, o sucesso do marketing digital, principalmente nas redes sociais, não está ligado ao número de seguidores, e sim a como eles se comportam com a sua marca. É muito mais eficiente para o seu negócio ter poucos seguidores que realmente sejam consumidores da sua marca, do que muitos seguidores que não pagam as contas do seu negócio. Uma marca digital saudável é aquela que consegue encontrar, nas redes sociais, o público certo para a sua marca, que além de seguir seu perfil, vai consumir seus produtos e que vai defender e divulgar o seu negócio. A sensação de união entre o público da sua empresa aumenta ainda mais quando eles se veem como uma comunidade, e esse deve ser o grande objetivo do seu negócio.

Identidade de marca

Identidade de marca é um termo usado para definir tudo que está relacionado à empresa, seja visual ou cultural. Por isso a identidade de uma marca precisa ser única, exclusiva, pensada para representar seus valores e se comunicar com o seu público. 

Características de uma boa identidade de marca:

  • originalidade
  • representação dos valores da empresa
  • apresentação das suas soluções

Como montar uma identidade de marca:

Identidade bem elaborada

  • Ajuda na fidelização
  • Estabelece sua posição na segmentação de mercado
  • Torna sua marca única, adicionando mais valor ao seu produto

O que fazer para saber se sua marca tem uma identidade forte e bem elaborada? Faça uma Análise SWOT. Ela analisa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

O que é funil de vendas?

O funil de vendas é uma representação gráfica do processo feito por um cliente desde o momento em que ele tem o primeiro contato com o seu negócio até o momento em que ele realiza uma compra. A forma de funil foi escolhida para representar esse processo justamente porque o que acontece é uma diminuição gradual de potenciais clientes a cada etapa e tomada de decisão. As principais etapas do funil, normalmente, são as seguintes:

Lembrando que cada empresa e cada negócio é diferente e tem suas particularidades, por isso o funil de vendas de uma empresa pode ser diferente do funil de vendas de outra empresa. As pessoas que passam pelo funil, podem ser divididos em quatro grandes grupos:

Como funciona na prática?

Vamos mostrar com uma loja de eletrônicos:

Sua loja cria um conteúdo sobre os melhores celulares do ano. O visitante, que é alguém que quer trocar de celular, olha esse conteúdo (topo do funil). Em seguida, ele encontra um outro texto que mostra um comparativo de detalhes técnicos entre dois modelos que ele viu no post anterior (meio do funil). Ele se inscreve na newsletter do seu site para receber informações sobre celulares, se transformando em lead (meio do funil). O lead encontra um modelo de celular que gostaria de comprar e vai buscar um vídeo review do aparelho no seu site, se transformando em uma oportunidade (fundo do funil). Essa pessoa de oportunidade está pesquisando e comparando preços e recebe um cupom de desconto ou um brinde na compra do aparelho, decidindo fazer a compra na sua loja, e se torna um cliente (fundo de funil).

De certa forma, as etapas de vendas funcionam como um cinema: os cartazes do filme estão lá, para todo um grupo de pessoas ver e escolher; apenas algumas delas vão realmente escolher um filme; dessa parcela, apenas algumas vão realmente assistir aquele filme naquele cinema; e uma parcela ainda menor vai realmente gostar do filme e voltar a consumir outras obras do mesmo diretor ou dos mesmos atores.

O que é jornada do cliente?

A jornada do cliente é o caminho que uma pessoa percorre durante o relacionamento com uma empresa e o processo de compra. Ele abrange desde o primeiro interesse do cliente até o pós-venda da empresa.

5 etapas da jornada:

Pesquisa

É a fase em que a pessoa está pesquisando sobre o tema em geral, ainda sem nenhuma tomada de decisão. É um bom momento para que ela conheça sua empresa através de um conteúdo relevante.

Atração

É o momento em que a pessoa que estava pesquisando sobre um tema conhece a sua empresa e encontra conteúdos que a ajudem no processo de tomada de decisão. Geralmente é nessa etapa que a pessoa deixa algum contato no seu site, normalmente através do cadastro de newsletter ou entrando em contato para tirar dúvidas.

Relacionamento

Nessa etapa, quando você já tem o contato do possível cliente, você oferece voluntariamente informações relevantes que façam a pessoa escolher a sua empresa. Seja conteúdo relevante ou e-mail marketing com informações e promoções.

Conversão

Depois de conhecer sua empresa e entender que ela pode solucionar aquele problema, a pessoa se sente confiante em fazer a compra com você!

Fidelização

O pós-venda é fundamental para garantir que uma pessoa retorne para comprar novamente e/ou indique a sua empresa. Isso é o que chamamos de fidelização. Você precisa continuar dando atenção, não pode abandonar o cliente depois que ele faz a compra.

O que é persona?

A persona é um personagem criado pela equipe de marketing para representar o perfil do cliente ideal da sua empresa (buyer persona) ou criado para representar como o seu negócio se comporta (brand persona). O principal objetivo da criação de uma buyer persona é saber como seu público se comporta, quais são suas dores e como sua empresa pode ajudá-los a resolvê-las. Já a criação da brand persona tem como objetivo ajudar sua empresa a entender e definir padrões de comunicação que a façam se conectar com o público.

Benefícios de ter uma persona bem estruturada:

  • Melhora seu conhecimento do público
  • Ajuda a entender o valor do seu produto/serviço
  • Define os canais de comunicação com o público
  • É base para as estratégias de marketing e criação de conteúdo
  • Estrutura a linguagem visual e o tom de voz da sua empresa

5 passos para criar uma buyer persona quando você já tem clientes:

  1. Coletar os dados dos clientes
  2. Realizar perguntas aos clientes que forem mais interessantes
  3. Analisar os dados coletados
  4. Estruturar a persona transformando os dados em um perfil
  5. Compartilhar o resultado com a equipe

5 passos para criar uma buyer persona quando você ainda não tem clientes:

  1. Entender qual parcela do público alvo sua empresa quer atingir
  2. Pesquisar dados sobre quem consome os produtos/serviços que você oferece
  3. Analisar e filtrar os dados mais relevantes
  4. Estruturar a persona transformando os dados em um perfil
  5. Compartilhar o resultado com a equipe

5 passos para criar uma brand persona:

  1. Definir a missão, visão e valores do seu negócio
  2. Entender quais as dores dos clientes e como você pode solucioná-las
  3. Combinar os objetivos da empresa com as soluções para as dores do cliente
  4. Estruturar a persona transformando os dados em um perfil
  5. Compartilhar o resultado com a equipe

Porque a equipe precisa saber quem é essa persona?

É muito importante que todos os envolvidos no negócio conheçam a buyer persona para entender e ter em mente quem é a pessoa que está consumindo o que elas produzem. Eles também devem conhecer a brand persona, pois todos devem se comunicar incorporando aquela persona, para manter a identidade da empresa.

Além desses pontos, existem alguns outros importantes para o marketing digital, pois ele vive em constante mudança e evolução. Se quer saber mais sobre o tema acompanhe a gente aqui no blog e nas redes sociais! Ainda ficou com alguma dúvida sobre como funciona o marketing digital e os benefícios para a sua empresa? Manda uma mensagem pra gente, vamos bater um papo!

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