Nosso Blog

Aqui você acompanha as novidades de todas as áreas de atuação da VWP,
fique ligado, se inscreva, e faça bom uso de nossos conteúdos.

Você já deve ter ouvido falar Copy ou Copywriting. Mas você sabe realmente o que é isso? Sabe como aplicar na sua empresa? A gente te explica tudo aqui nesse texto!

O que é copywriting

O copywriting é o texto que tem como objetivo guiar a pessoa por um processo de tomada de decisão. Ele pode ser usado em slogans, sites, botões, posts, eBooks, e-mail marketing, etc. Um recurso muito usado no copy é o gatilho. Através de algumas expressões e termos conseguimos criar no público uma vontade inconsciente de realizar a ação que estamos propondo com aquele copywriting.

O copy, no entanto, não é exatamente a mesma coisa da redação publicitária. O copywriting tem um CTA (call-to-action, em português chamada para ação) muito forte. Já a redação publicitária, apesar de ter o mesmo objetivo, se comunica de forma mais suave, menos direta e agressiva. Mas ter uma chamada forte não significa faltar informação. Um bom copywriting consegue unir informação relevante e gatilhos atrativos para o público.

Quais são as principais técnicas de Copywriting?

  • Conhecer bem o seu público-alvo.
  • Utilizar a linguagem certa para se comunicar com o público.
  • Criar títulos atrativos, que chamem atenção.
  • Usar o texto para estabelecer uma conexão com o leitor.
  • Escolher bem os verbos de ação das chamadas.
  • Usar metáforas e comparações.
  • Usar números e pesquisas.
  • Acabar com as dúvidas do seu público.
  • Contar uma história.
  • Fazer perguntas com respostas positivas.
  • Escrever como você fala, sem tentar soar mais culto ou formal do que realmente é.
  • Ter foco no seu objetivo principal.
  • Mostrar os benefícios e experiências positivas.

O que não é bom em copywriting

Assim como é muito importante saber o que fazer em um bom copy, é fundamental saber o que não fazer. Afinal, cometer alguns desses erros pode colocar em cheque a credibilidade da sua empresa. Para evitar que você cometa esses erros, fizemos essa lista de coisas que você não deve fazer no copywriting.

  • Textos mal escritos, com muitos erros e sem coerência.
  • Não ter credibilidadee conhecimento sobre o assunto.
  • Colocar informações demais no texto, o que acaba deixando mais confuso do que claro.
  • Usar um excesso de jargões e termos específicos que dificultam a compreensão.
  • Falar demais das características do produto e não mencionar os benefícios e os valores intangíveis que você oferece.

Quais são os 11 elementos e gatilhos mais importantes no Copywriting?

Você não precisa (e nem deve) usar todos esses elementos no mesmo texto. É importante que eles sejam escolhidos e combinados de forma estratégica, para atender aos objetivos da sua empresa com aquele conteúdo.

  1. Urgência
  2. Conexão
  3. Especificidade
  4. Transformação
  5. Exclusividade
  6. Reciprocidade
  7. Aprovação social
  8. Afinidade
  9. Autoridade
  10. Compromisso
  11. Escassez

Dicas de copywriting

  • Ofereça algo para o seu público que ele não estava esperando, surpreenda-o.
  • Prove o que você está dizendo, com dados e informações relevantes.
  • Se errar, seja honesto e assuma seus erros.
  • Sempre que possível, ofereça algo limitado, que desperte urgência.
  • Escreva de forma que o seu público concorde com você.

O que é Microcopy?

Você já deve ter entendido que o copy é todo o texto que tem como objetivo estimular uma ação, certo? Como falamos lá no começo, esses textos estão presentes em diversos materiais promocionais e áreas do site. Uma dessas áreas onde o copywriting está presente, e onde ele é muito importante, são os botões de sites e campos de formulários. Como nessas áreas o espaço disponível para texto é muito pequeno, o copy utilizado é chamado de microcopy. Ele é mais curto, mais objetivo, mais direto e falicita a realização da ação.
E aí, aprendeu bastante sobre copywriting? Já tem uma ideia de como vc pode aplicar isso na sua empresa? Se quiser saber mais sobre marketing é só ficar ligado no nosso blog e nas nossas redes sociais! E pra ter uma equipe de excelência trabalhando com a sua empresa, mande uma mensagem pra gente!

Faça parte

Participe, receba nossos informativos

Contacte-nos
Contacte-nos