Você já deve ter ouvido falar Copy ou Copywriting. Mas você sabe realmente o que é isso? Sabe como aplicar na sua empresa? A gente te explica tudo aqui nesse texto!
O que é copywriting
O copywriting é o texto que tem como objetivo guiar a pessoa por um processo de tomada de decisão. Ele pode ser usado em slogans, sites, botões, posts, eBooks, e-mail marketing, etc. Um recurso muito usado no copy é o gatilho. Através de algumas expressões e termos conseguimos criar no público uma vontade inconsciente de realizar a ação que estamos propondo com aquele copywriting.
O copy, no entanto, não é exatamente a mesma coisa da redação publicitária. O copywriting tem um CTA (call-to-action, em português chamada para ação) muito forte. Já a redação publicitária, apesar de ter o mesmo objetivo, se comunica de forma mais suave, menos direta e agressiva. Mas ter uma chamada forte não significa faltar informação. Um bom copywriting consegue unir informação relevante e gatilhos atrativos para o público.
Quais são as principais técnicas de Copywriting?
- Conhecer bem o seu público-alvo.
- Utilizar a linguagem certa para se comunicar com o público.
- Criar títulos atrativos, que chamem atenção.
- Usar o texto para estabelecer uma conexão com o leitor.
- Escolher bem os verbos de ação das chamadas.
- Usar metáforas e comparações.
- Usar números e pesquisas.
- Acabar com as dúvidas do seu público.
- Contar uma história.
- Fazer perguntas com respostas positivas.
- Escrever como você fala, sem tentar soar mais culto ou formal do que realmente é.
- Ter foco no seu objetivo principal.
- Mostrar os benefícios e experiências positivas.
O que não é bom em copywriting
Assim como é muito importante saber o que fazer em um bom copy, é fundamental saber o que não fazer. Afinal, cometer alguns desses erros pode colocar em cheque a credibilidade da sua empresa. Para evitar que você cometa esses erros, fizemos essa lista de coisas que você não deve fazer no copywriting.
- Textos mal escritos, com muitos erros e sem coerência.
- Não ter credibilidadee conhecimento sobre o assunto.
- Colocar informações demais no texto, o que acaba deixando mais confuso do que claro.
- Usar um excesso de jargões e termos específicos que dificultam a compreensão.
- Falar demais das características do produto e não mencionar os benefícios e os valores intangíveis que você oferece.
Quais são os 11 elementos e gatilhos mais importantes no Copywriting?
Você não precisa (e nem deve) usar todos esses elementos no mesmo texto. É importante que eles sejam escolhidos e combinados de forma estratégica, para atender aos objetivos da sua empresa com aquele conteúdo.
- Urgência
- Conexão
- Especificidade
- Transformação
- Exclusividade
- Reciprocidade
- Aprovação social
- Afinidade
- Autoridade
- Compromisso
- Escassez
Dicas de copywriting
- Ofereça algo para o seu público que ele não estava esperando, surpreenda-o.
- Prove o que você está dizendo, com dados e informações relevantes.
- Se errar, seja honesto e assuma seus erros.
- Sempre que possível, ofereça algo limitado, que desperte urgência.
- Escreva de forma que o seu público concorde com você.
O que é Microcopy?
Você já deve ter entendido que o copy é todo o texto que tem como objetivo estimular uma ação, certo? Como falamos lá no começo, esses textos estão presentes em diversos materiais promocionais e áreas do site. Uma dessas áreas onde o copywriting está presente, e onde ele é muito importante, são os botões de sites e campos de formulários. Como nessas áreas o espaço disponível para texto é muito pequeno, o copy utilizado é chamado de microcopy. Ele é mais curto, mais objetivo, mais direto e falicita a realização da ação.
E aí, aprendeu bastante sobre copywriting? Já tem uma ideia de como vc pode aplicar isso na sua empresa? Se quiser saber mais sobre marketing é só ficar ligado no nosso blog e nas nossas redes sociais! E pra ter uma equipe de excelência trabalhando com a sua empresa, mande uma mensagem pra gente!