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Hoje em dia muitas marcas recorrem ao trabalho dos influenciadores para expandir o público. Uma outra alternativa muito boa para a mesma estratégia, é fazer parcerias com outras marcas, de nichos diferentes, mas que também sejam atrativas para o seu público.

O que observar nas parcerias

Para estabelecer uma parceria de sucesso, é preciso observar alguns pontos fundamentais.

As suas personas são semelhantes?

A persona da sua empresa e do seu parceiro precisam ser semelhantes, para que a união das marcas faça sentido. Se você vende roupa para gestantes e seu parceiro é uma empresa de contabilidade, a união não vai fazer sentido para o seu público. Mas, se você vende roupa para gestantes e seu parceiro é uma loja de roupas infantis, ou de artigos para bebê, aí sim tudo se conecta.

O mesmo vale para o trabalho com influenciadores. Ao fazer a sua seleção de parceiros, o público do influenciador precisa ser correspondente à sua persona. Caso contrário, você não vai conseguir realizar vendas a partir da parceria, pois o seu produto não irá fazer sentido para o público do influenciador.

Seus valores estão alinhados?

Como já falamos nas nossas redes sociais, hoje em dia, cada vez mais as pessoas compram um produto por se identificarem com a marca. O que faz uma pessoa decidir comprar na sua empresa e não na empresa do seu concorrente, é o fato dela se identificar com os valores da sua empresa. Por isso, se o seu parceiro não tem os mesmos valores que a sua empresa tem, seus clientes podem deixar de confiar em você e, consequentemente, pararem de comprar de você.

Como o parceiro contribuiu para o seu produto/serviço?

Uma das coisas mais importantes na hora de estabelecer uma parceria é pensar em algo que contribua para o seu produto e algo que faça sentido para o seu público. É por isso que raramente se faz parceria com um concorrente, afinal, se ele vende o mesmo que você, o que um vai agregar no outro? O bom da parceria é poder oferecer ao seu público e ao público do seu parceiro, algo que eles não esperavam receber da sua empresa. Mas que seja algo que faça sentido, lembrando do que falamos ali em cima.

Quais são as regras da parceria?

Esse é um detalhe importantíssimo que muita gente deixa passar. Depois que você já encontrou a empresa ou o influenciador ideal para o trabalho, a ansiedade já pede pra começar logo, né? Mas peraí, começar o que? Como vai ser? O que vai ser divulgado? Até quando? Nenhuma ação funciona de verdade se não tiver regras. Antes de colocar a parceria no ar, defina tudo que existe para definir: duração, valores, tipo de produto, detalhes, cores, esquema de divulgação… tudo que você pensar e mais um pouco!

Parceria com influenciadores

Hoje em dia os queridinhos das marcas são os influenciadores. É verdade que o trabalho deles dá muito resultado! Mas pra isso tem que saber escolher bem e criar um sistema que seja benéfico pra todo mundo.

Entenda que isso é um trabalho

Antes de mais nada, você precisa entender que o influenciador é uma pessoa que trabalha e se sustenta com esse tipo de contrato. É possível sim, encontrar quem aceite apenas receber o seu produto e fazer a divulgação, mas isso tem se tornado cada vez mais raro. É preciso entender que o influenciador é um parceiro que está sendo contratado para fazer a divulgação da sua empresa.

O que os seguidores da pessoa recebem?

Se engana quem pensa que basta mandar o produto, o influenciador postar e as vendas vão subir horrores. Não mesmo! As pessoas que acompanham esse influenciador podem até se interessar pelo seu produto, mas elas terão muito mais chances de realizar uma compra, se tiverem algum benefício. Muitas marcas usam o cupom de desconto como principal atrativo, mas isso não é uma regra. Você é livre para propor o benefício que melhor atender a sua empresa, podendo ser um cupom de desconto, frete grátis ou algum brinde na compra. O que não pode é deixar o seguidor sem nada.

Um bom conteúdo é mais importante que um número alto

Uma das métricas que as empresas mais se apegam na hora de escolher um influenciador para trabalhar, é o número de seguidores. Mas essa não é, nem de longe, a mais importante. Pensa o seguinte: você tem duas opções, anunciar em um jornal que é vendido para 10.000 pessoas e só 10 vão realmente comprar na sua loja, ou anunciar em uma revista voltada para o seu público que é vendido para 1.000 pessoas e, delas, mais de 300 vão comprar na sua loja. Qual é a melhor? A segunda opção, com certeza, não é mesmo? A lógica é a mesma para os influenciadores! Que tal se, ao invés de só olhar o número de seguidores, você passar a olhar o engajamento e o resultado que ele teve em outros trabalhos? Com certeza sua parceria vai ser muito mais efetiva.

Repita a dose!

Depois disso tudo, o mais importante é: a parceria deu certo? Então faça de novo! Parceria que dá resultado não deve ser feita só uma vez não! Se foi bom para a sua empresa e o seu parceiro, entenda que essa parceria pode render bons resultados de novo no futuro. Aposte em quem anda junto com você!

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