O Instagram já tem mais de 1 bilhão de usuários no mundo. Aqui no Brasil são 65 milhões de usuários. Apesar de ainda não ter superado o Facebook em número de usuários, o Instagram já tem 58 vezes mais engajamento por seguidor do que a rede social criada por Mark Zuckerberg. Mais de 60% dos usuários da rede social acessam diariamente seus perfis. Do público brasileiro, 47% consideram o Instagram sua rede social favorita.
Nos últimos dois anos o crescimento de usuários superou os 300% e já é possível constatar que 98% das marcas de moda utilizam seu perfil no Instagram. Uma pesquisa realizada no início do ano passado constatou que cerca de 71% dos usuários do Instagram têm menos de 35 anos. Se o seu público está entre 18 e 35 anos com toda certeza essa é a rede social para sua empresa criar o relacionamento com os possíveis clientes. Quer saber como criar essa conexão com o público? Confira as dicas abaixo.
Como funciona cada ferramenta?
O Instagram é provavelmente uma das redes sociais com mais recursos e ferramentas dentro da própria plataforma. Para aproveitar ao máximo a rede, é muito importante conhecer todas as ferramentas e entender como cada uma pode funcionar para o seu negócio.
Feed
Pense no feed como a vitrine da sua marca, o lugar onde você via mostrar os seus produtos e convencer as pessoas a comprar na sua loja. Mas, com o crescimento das redes sociais nos últimos anos, as pessoas não querem mais apenas comprar o produto da sua loja; elas querem comprar a sua loja, os seus valores, aquilo que sua empresa acredita e apoia. Por isso, além dos produtos, é muito importante mostrar no feed quem é a sua marca e como ela pode fazer a diferença na vida do seu cliente. A melhor forma de mostrar isso é criando conteúdos relevantes que ensinem o público sobre sua empresa e produto antes de oferecer a venda em si.
O ideal no feed é mesclara os seguintes tópicos: posts institucionais, para que as pessoas conheçam quem é a sua empresa; posts de conteúdo, para educar o seu público sobre um tema importante ou sobre o seu produto; posts comerciais, que realmente tenham a intenção de vender. Não existe uma regra de quanto deve ser feito de cada abordagem, mas lembre-se que nada em excesso é bom. Encontrar o equilíbrio na divulgação é o que vai fazer as pessoas continuarem interessadas na sua página.
Stories
Inspirado no modelo de fotos e vídeos curtos que desapareciam depois de 24h criado pelo Snapchat, o Instagram lançou o Stories. Desde o seu surgimento a ferramenta vem passando por diversas melhorias e vários recursos foram adicionados para tornar os stories ainda mais atrativos. Hoje em dia a ferramenta deu tão certo que já foi incorporada em todas as outras redes sociais.
Os usos que mais funcionam para os stories são mostrar o dia a dia, momentos interessantes e divertidos da rotina, vídeos curtos com dicas ou fotos dos produtos. Para deixar os seus stories ainda mais criativos e ajudar no engajamento, o Instagram oferece uma série de ferramentas. O mais legal é que você pode soltar a criatividade e combinar essas ferramentas de formas que estimulem a interação do público com o seu post. Confira um pouco sobre cada uma aqui:
1. Boomerangue
É uma ferramenta que cria vídeos em looping, como um gif. É uma das ferramentas mais usadas, principalmente quando você quer dar movimento para um vídeo muito curto.
2. Layout
Essa é uma ferramenta que permite postar mais de uma foto no mesmo stories, através de um dos mosaicos disponibilizados pela plataforma. Pode ser uma boa opção quando você quer mostrar mais de um produto semelhante ou criar uma comparação entre as peças.
3. Criar
Com essa ferramenta você pode escolher um dos fundos padrões do Instagram e colocar um texto ou fazer um desenho.
4. Superzoom e Mãos livres
Estes dois recursos são ferramentas extras para a criação de vídeos. O superzoom é um recurso estético que, como o nome mesmo diz, é utilizado para fazer vídeos com zoom. Já o mãos livres é o recurso quando você precisa gravar o vídeo na plataforma e usar as duas mãos para algo que não seja segurar o celular.
5. Enquetes, caixa de perguntas e teste
Estes recursos são os que mais geram engajamento das pessoas nos stories. Na enquete você consegue colocar duas opções para que as pessoas escolham a que preferem. Funciona muito bem quando usada combinada com o layout para as pessoas escolherem uma ou outra foto.
Na caixa de perguntas você coloca um tema e as pessoas enviam perguntas para você responder em foto ou vídeo nos próprios stories, ou você mesmo pode colocar uma caixa de perguntas para o seu público responder e você comentar as respostas.
Já no teste funciona como o nome sugere, você coloca 4 opções e apenas uma correta para as pessoas tentarem acertar. É uma ótima ferramenta para quizes, mas também pode ser usada para descobrir qual opção o seu público prefere, caso suas opções não caibam na enquete. Basta deixar claro que não há opção correta, que você só quer saber qual eles preferem.
6. Contagem regressiva e “termômetro”
A contagem regressiva é uma ótima ferramenta quando você vai fazer um lançamento ou anunciar algo em uma data específica. Você cria a contagem e o público pode salvar e até compartilhar a contagem. Quando alguém salva a sua contagem regressiva ele automaticamente é notificado quando ela acaba, então ajuda na lembrança para conferir a novidade que estava na contagem.
Já o termômetro é um recurso legal para medir o interesse das pessoas por algo que você postou, como um produto novo, por exemplo. Você pode mudar o emoji do termômetro para combinar com algo que você ache mais apropriado para a postagem. O público vai arrastar a barrinha do termômetro até o que representa o interesse, podendo ser muito, médio, pouco… Também pode ser usado como “enquete” se você colocar fotos ou ícones e pedir para a pessoa escolher um arrastando o termômetro.
7. Menção, hashtags, localização
Esses recursos são os mais antigos dos stories e geram engajamento com outras contas. Na menção você marca o @ de quem também está naquela foto ou vídeo. Na # você usa uma hashtag relacionada ao produto e quando as pessoas procurarem por ela, seus stories aparecem. Já a localização marca onde você está. É ótimo para registrar entregas ou mostrar em qual loja você está, caso a empresa tenha mais de uma.
8. Música
Esse é um dos recursos novos mais explorado. O recurso de músicas está integrado com a plataforma do spotify, então qualquer música que esteja disponível na plataforma pode ser usada no Instagram. Mas é importante ter cuidado sempre para escolher músicas cujas letras sejam alinhadas com o posicionamento e perfil da sua empresa.
9. Gifs e stickers
Os gifs e adesivos que o próprio Instagram oferece são opções incríveis para deixar seus stories mais divertidos e informais. Basta procurar o que você quer mostrar e escolher o que mais gosta.
10. Ações pontuais: pedido de refeição, apoie as pequenas empresas, etc.
Também é importante ficar ligado pois o Instagram sempre libera recursos novos para ações pontuais. Nas eleições, haviam stickers sobre o voto e todos os stories com aquele sticker aparecia em um “feed” próprio nos stories de todo mundo da região. Na pandemia, a plataforma criou também os recursos de pedido de refeição, integrado com o iFood, e o apoie pequenas empresas, para ajudar a divulgar pequenas empresas que estavam precisando de visibilidade. Se você puder utilizar essas ferramentas no seu negócio, é sempre interessante.
Live
Este foi provavelmente o recurso mais utilizado na pandemia por marcas, artistas e influencers. O número de lives cresceu absurdamente porque foi o recurso que permitiu que famosos e marcas ficassem próximos de seu público já que não podiam encontrá-los fisicamente. Para as marcas, o grande desafio é o que tratar nas lives, pois o objetivo deste recurso não é gerar venda, e sim engajamento. Mas com um pouco de criatividade você pode encontrar assuntos que sejam relevantes para o seu público e talvez até convidar especialistas ou influenciadores para fazer as lives no seu perfil, em nome da sua empresa.
Além desses benefícios é legal ressaltar que você pode ver os comentários da live em tempo real, ou abrir uma live de perguntas e respostas em que ao invés de comentar o público manda perguntas e você responde. E ainda é possível fazer live com outra pessoa. Ou seja, dois perfis conversando, gerando o dobro de engajamento.
IGTV
No feed os vídeos só podem ter até 60 segundos e isso era um desafio para muitas pessoas e empresas. Depois de muitos pedidos para mudar isso, o Instagram lançou o recurso do IGTV, onde você pode subir vídeos maiores e publicá-los no seu feed. Além disso, recentemente, o Instagram anunciou que todas as lives ficam salvas como vídeos do IGTV e você pode compartilhá-las no feed, o que é muito interessante para quem não pôde ver a live na hora.
Reels
Com o sucesso do TikTok no mundo todo, o Instagram reformulou o recurso Cenas e transformou no que conhecemos agora como Reels e que na nova atualização ganhou até um feed próprio dentro da rede social. Os vídeos curtos e divertidos com uso de transições e músicas ou áudios originais ganharam a internet.
Fazer vídeos com os áudios que estão em alta ou participar de desafios são excelentes formas de mostrar o seu conteúdo para mais gente, que talvez não fosse ter contato com a sua marca. É mais um recurso poderoso da plataforma, mas que exige que você esteja por dentro do que o seu público está consumindo.
Loja
Este é talvez o recurso mais procurado pelas marcas. A loja permite que, ao cadastrar uma lista de produtos e preços, você marque esses produtos nas postagens em que eles aparecem. Dessa forma, além de estimular, você facilita o processo de compra para o cliente que está no Instagram. Basta ele clicar no ícone de sacolinha que aparece na foto, conferir as informações e entrar em contato para pedir ou então, ser direcionado ao e-commerce ou site para fazer a compra diretamente.
Guias
Este é o recurso mais recente do Instagram e está começando a ser disponibilizado em massa para as contas comerciais. Com as Guias você consegue unir em um só lugar aquela sua série de posts com dicas de um mesmo tema. É uma forma de ajudar o seu público a encontrar aquele conteúdo super relevante que você criou de forma mais simples e direta.
Como transformar seu público em comunidade?
A sensação de união entre o público da sua empresa aumenta ainda mais quando eles se veem como uma comunidade. Termos que só eles conhecem, piadas internas, uma plataforma onde os seus seguidores e clientes possam interagir entre si, tudo isso ajuda a construir uma comunidade. E quando você constrói uma comunidade, seus seguidores passam a ser os defensores da sua marca.
Porque legendar vídeos, IGTV e stories?
Acessibilidade é um assunto que tem sido cada vez mais abordado e as plataformas estão buscando fazer sua parte para atender a estes públicos. Segundo a OMS, mais de 5% da população mundial tem alguma perda ou deficiência auditiva. Mas não é apenas esse público que as legendas nos vídeos podem atender. Muitas pessoas assistem os stories e rolam o feed com som desativado, portanto, se o seu conteúdo não é claro no vídeo ou não tem legenda, as pessoas passam direto por ele.
Hoje a legendagem de boa parte dos vídeos tem que ser feita manualmente, mas o Instagram anunciou recentemente que os vídeos do IGTV já podem ter legendagem automática. Mas é importante ressaltar que a fidelidade da legenda irá depender da clareza do áudio do vídeo. O Facebook já oferecia este serviço desde 2017, mas agora ampliou a legendagem automática para o Facebook Live e Workplace Live.
Porque precisamos ter um calendário editorial?
Além de ajudar na organização do seu trabalho, ter um calendário editorial é muito importante para manter uma unidade de comunicação e divulgação daquilo que se pretende trabalhar ao longo do mês. Mas é importante estar atento aos acontecimentos recentes, ao que está bombando e ter espaço no calendário para aproveitar estas oportunidades momentâneas que podem ser positivas para o seu nicho.
Agora que você já sabe tudo sobre como usar a ferramenta da melhor forma possível para a sua empresa, fique ligado no nosso blog porque vamos falar de outras redes sociais e também sobre como metrificar os dados que as plataformas oferecem!