Nosso Blog

Aqui você acompanha as novidades de todas as áreas de atuação da VWP,
fique ligado, se inscreva, e faça bom uso de nossos conteúdos.

Muita gente se preocupa com o que fazer nas redes sociais, com o que é certo e errado. Por isso hoje trouxemos algumas dicas do que fazer e o que não fazer nas redes sociais da sua empresa.

Planejamento de marketing

O planejamento de marketing é uma estrutura detalhada de quais ações a empresa vai seguir no meio digital como, por exemplo: calendário de postagens das redes sociais, ações patrocinadas, conteúdos para e-mail marketing e blog post. O planejamento é fundamental para que a empresa tenha um direcionamento de para onde pretende seguir e como pretende trabalhar. É importante lembrar que apesar de quanto mais detalhado o planejamento for, melhor será para a execução. Porém, é preciso entender que o planejamento não é uma estrutura fixa engessada, ele pode mudar caso algum produto/serviço não esteja mais disponível ou algum acontecimento pontual precise ser divulgado.

Fotos boas

A nossa sociedade está cada vez mais visual, e a prova disso são as redes sociais. A imagem é fundamental e impacta diretamente no desejo de compra. Uma boa imagem precisa valorizar o produto que está sendo vendido, deixar claro a mensagem que quer passar e, claro, ter qualidade técnica. Você sabia que enviar fotos por WhatsApp perde muito a qualidade? Pois é. O melhor jeito de enviar as fotos sem perder a qualidade técnica é por e-mail! Além disso, é sempre bom pensar em fotos diversificadas para mostrar os produtos e serviços. Principalmente no caso de produtos, é muito interessante ter fotos tanto do produto sozinho quanto dele ambientado em diversos cenários. Dessa forma você tem muito material para divulgar o mesmo produto sem ficar repetitivo e cansativo.

Seguidores não é a métrica mais importante

O fato de o Instagram vincular o recurso do “arrasta pra cima” com o número mínimo de 10 mil seguidores é um dos principais motivos que faz tantas empresas acreditarem que é preciso ter um número alto de seguidores nas redes sociais. Porém, é importante estar atento ao que realmente importa. Não adianta ter 10 mil seguidores que não engajam com suas publicações, que não se interessam pela sua marca e que não compram o seu produto. Ao invés de olhar apenas para o número de seguidores, olhe para o engajamento, para os compartilhamentos, para as interações. Se preocupe em fazer um conteúdo verdadeiro e isso trará os seguidores que realmente importam: aqueles que compram o seu produto/serviço e que defendem a sua empresa.

Comprar seguidores

Muitas empresas se preocupam muito com o número de 10 mil seguidores e para essa conquista, é muito comum ver marcas recorrendo à compra de seguidores. Mas isso é algo que vale a pena fazer? Não! A compra de seguidores e o crescimento muito alto e repentino fazem com que o Instagram fique em alerta com a empresa, podendo até bloquear a conta da empresa temporariamente na rede social. Além disso, a compra de seguidores é feita de forma muito ampla e aleatória, sem um filtro específico, então os novos seguidores podem, muitas vezes, não ser do seu público-alvo. Assim, eles não vão interagir com as suas publicações. É preciso lembrar que o engajamento sim, é a métrica que deve mover as ações nas redes sociais, e não o número de seguidores!

Posicionamento de marca

O posicionamento de marca é a forma como a marca se define diante dos clientes, as bandeiras que defende e as que não compactua. Para ter um posicionamento de marca você precisa saber: quem é seu público, quais problemas sua empresa soluciona, qual sua proposta de valor, quais os diferenciais e como você quer que sua marca seja vista e lembrada. Você pode usar o posicionamento da sua marca para criar ações promocionais e produtos temáticos ou edições especiais. Mas é preciso ficar atento, pois a sua ação especial não pode ir contra o posicionamento da sua marca no restante do ano.

Preço por direct

Quantas vezes você viu nas redes sociais um produto, quis saber quanto custava e não conseguiu encontrar o preço? Isso é muito frustrante! Mas, pior que isso, é quando você pergunta e a empresa te diz que só manda o preço por direct. E você sabia que além de frustrante, essa prática é ilegal? O Código de Defesa do Consumidor aponta no artigo 66 que omitir informação relevante sobre o preço do produto é crime punido com detenção de três meses a um ano e pagamento de multa. E se você observar bem, dizer ao cliente que você só informa o preço por direct, pode ser considerado omitir informação sobre o preço. E tem mais! A Lei 10.962/2004 determina que no comércio eletrônico, toda a divulgação de preço deve ser feita de forma muito clara e sempre à vista, acompanhando a imagem do produto ou na descrição do item. O preço deve ser escrito de forma legível e com tamanho que fique visível e claro.

Feed vitrine x Feed de conteúdo

Nas redes sociais, você não precisa ter um feed perfeito esteticamente, você precisa ter um feed que siga a identidade visual da sua empresa e funcione para o seu cliente. Seu feed, assim como o seu negócio, irá mudar e evoluir com o tempo. Um feed bonito e criativo não surge do dia para a noite, é preciso constância e muito trabalho.

Muita gente acredita que postar um monte de fotos dos produtos é o que vai fazer o seu cliente comprar de você, afinal, ele está vendo o que você vende. É o chamado feed vitrine ou feed catálogo. Ele funciona mais como um portfólio digital do seu negócio do que como uma plataforma de relacionamento com o cliente e vendas. O feed vitrine não cria conexões, não gera fãs da marca, não envolve os seus seguidores e, ao contrário do que muitos acreditam, não vende! Além disso, cada vez mais as pessoas se interessam por comprar os valores da marca. O cliente compra o seu produto porque ele acredita na sua empresa; porque ele vê que você defende os mesmos valores que ele; porque ele vê e gosta do processo de produção; porque ele compra o valor da sua marca, acima do preço do seu produto.

Com o público, atualmente, vende mais quem conversa mais com as pessoas e divulga menos o produto. Mas não quer dizer que você deva parar de mostrar o seu produto. Não mesmo! Mas transforme o seu produto em conteúdo. O feed de conteúdo é aquele em que, além de mostrar o produto, você conta sobre a empresa, mostra o dia a dia, compartilha memes, apresenta os valores da marca, explica como seu negócio pode ajudar o seu público. Com um feed de conteúdo você consegue agregar valor à sua marca. Ele conecta, engaja, cria defensores da marca e ajuda a vender! E ao contrário do que muita gente pensa, conteúdo não é só textão e informação técnica. Qualquer coisa que não seja apenas uma foto do seu produto é um tipo de conteúdo. É por isso que a gente defende que todo negócio pode criar conteúdo, toda empresa pode fazer mais do que postar as fotos dos produtos.

E aí? Gostou das dicas? Compartilha com aquele seu amigo que está começando uma empresa ou está profissionalizando o perfil das redes sociais.

Faça parte

Participe, receba nossos informativos

Contacte-nos
Contacte-nos