O planejamento de marketing é uma estrutura que detalha todas as estratégias e ações de divulgação da marca e relacionamento com o cliente, através de meios digitais ou não, determinadas para acontecerem em um certo período de tempo. Dentro das ações previstas nos meios digitais, estão: calendário de postagens em redes sociais, ações patrocinadas,conteúdos para e-mail marketing e conteúdos para blog. Já nas ações chamadas offline, estão: anúncios em rádio, TV, jornais e revistas, criação de materiais impressos como flyers, panfletos e banners e, também, criação de materiais para divulgação em pontos de venda e/ou eventos do ramo.
Por que ter um planejamento de marketing?
Planejamento é fundamental para qualquer área, afinal é a partir dele que as ações serão executadas e os resultados poderão ser alcançados e cobrados. O planejamento, quando feito com antecedência, permite que a equipe se organize para realizar as tarefas e também dá espaço para que novidades, imprevistos e ações de última hora entrem na rotina sem causarem dano nas ações já planejadas. É necessário entender que o planejamento não é e não pode ser uma estrutura fixa, engessada.
O que deve constar no planejamento?
Algumas coisas precisam estar claras no planejamento de marketing, principalmente os pontos listados abaixo:
Estratégia
É preciso ter definido e claro todas as metas e objetivos estratégicos da empresa a curto, médio e longo prazo, os principais KPIs a serem medidos e também como cada ação influenciará nas metas e objetivos.
Conteúdo
Hoje em dia é fundamental oferecer conteúdo aos clientes, seja por meio de blog, e-mail marketing ou posts nas redes sociais. Por isso é muito importante ter alguém da sua empresa que possa escrever esses conteúdos ou revisar os textos escritos por quem a sua empresa contratar para a função.
Bastidores
As pessoas querem saber como a sua empresa trabalha e não tem melhor jeito de mostrar isso do que através dos bastidores. Seja mostrando a produção, a hora do cafezinho, abrindo o espaço pela manhã, contando histórias que aconteceram com a equipe no trabalho… Esse tipo de material, tanto no site quanto nas redes sociais, ajuda a criar uma conexão com o público.
Branding
Para que sua marca seja conhecida, ela precisa ser vista pelas pessoas. A forma mais prática e eficiente de mostrar isso, é trabalhando com ações de reforço de marca como, por exemplo, posts patrocinados falando sobre missão, visão e valores, participações em eventos, divulgação offline com banners, panfletos e comerciais de rádio, TV e jornais.
Produtos/Serviços
É claro que não dá pra deixar de fora os produtos, afinal são eles que seus clientes efetivamente vão levar pra casa. Além de ser necessário ter um bom planejamento de divulgação dos produtos, é preciso ter também um bom planejamento de lançamento de novos produtos/serviços, criando campanhas de expectativa e mostrando ao público a constante inovação da empresa.
Produto x Conteúdo
Muitas empresas ainda se prendem à ideia de que, para vender, devem divulgar apenas os seus produtos, o tempo todo. Porém, o comportamento do público está mudando e as empresas precisam acompanhar. As pessoas não querem mais apenas conhecer o seu produto. Elas querem conhecer a sua marca, quais valores você defende, o que você acredita que pode solucionar a vida delas e como seu produto influencia nisso. Esse tipo de conteúdo relevante é o que devemos oferecer aos nossos clientes em todos os meios: blog, e-mail marketing, redes sociais.
Como fazer um planejamento de marketing
O plano pode ser elaborado para a área de marketing como um todo, mas também especificado para campanhas, estratégias e produtos ou serviços que a marca oferece.
Por níveis
- Estratégico: um planejamento geral com a estratégia global da empresa;
- Tático: um detalhamento do planejamento estratégico, apontando prazos, canais e investimentos para as ações;
- Operacional: um planejamento com a descrição de etapa por etapa das atividades necessárias para alcançar os objetivos do planejamento estratégico.
Por estratégia
- Digital: ações no meio digital (patrocinadas e orgânicas) e site da empresa;
- Conteúdo: informações relevantes para o seu público no blog, e-mail e redes sociais;
- Redes Sociais: todas as publicações que serão feitas nas redes sociais;
- Relacionamento: e-mail marketing, mensagens padronizadas e formatos de comunicação e construção de comunidade;
- Produto: divulgação dos produtos e serviços e lançamento de novidades;
- Social: participação em eventos, ações na comunidade onde está sua empresa e trabalhos com influenciadores;
- Endomarketing: comunicação interna da empresa, afinal também é importante anunciar as novidades e ações do negócio para a equipe.
Por campanhas especiais
- Datas comemorativas relacionadas à sua empresa;
- Black Friday;
- Lançamento de produto;
- Participação em eventos.