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Você sabe por que algumas marcas conseguem mais alcance do que outras? E o que é necessário para a elaboração de um universo de marca realmente impactante e bacana?

Neste texto você vai conhecer as principais engrenagens que fazem uma marca se sobressair no mercado digital; dicas de como construir a sua; como fazer com que o seu negócio atribua valor à marca; e como se tornar inesquecível. 

Ficou curioso? Então continue aqui com a VWP.

O que é um “universo de marca”?

Você sabe o que empresas como McDonald ‘s, Adidas e Nike podem nos ensinar? Muitas dessas grandes marcas que conhecemos surgiram em pequenos galpões ou na garagem do seu idealizador. O poder que muitos possuem hoje não foi algo construído da “noite para o dia”, mas com bastante persistência, seriedade, dedicação e vontade de fazer dar certo.

Muitas dessas grandes empresas hoje são facilmente reconhecidas pela sua logo, conjunto de cores, frases de impacto ou por alguma situação realmente marcante e significativa para o seu público. Você pode achar que o seu negócio está “anos luz” atrás de grandes marcas, mas a resposta é “não”, isso mesmo, não está. 

Você deve está se perguntando: mas como faço meu negócio prosperar tanto ao ponto de ser algo irresistível e inesquecível? A resposta é simples: construa a sua marca.

Muitos empreendedores pensam que a “construção de uma marca” é pautada apenas na elaboração de uma identidade, uma fonte escrita única e um conjunto desconexo de conteúdo produzido. Não! O “universo de marca”, ou branding, como alguns costumam chamar, é uma complexa rede de ligamentos que fazem as “engrenagens” do seu negócio funcionarem, seja no mundo físico ou no digital.

No universo de marca (branding), o seu negócio recebe uma personalidade (quase humana), um foco, um quadro de metas e, fornece ao público-alvo, algo que vai muito além de um produto ou serviço. A “marca” é algo inesquecível, irresistível e criativo, é algo que transforma o seu negócio. Quer saber como? Então continue com a gente e confira as dicas:

Elaboração e ação na construção do universo de marca

Quando pensamos em marca pensamos em mensagens fortes e emocionantes que realmente constroem uma ligação sensível com o consumidor. Um exemplo clássico está nas propagandas da empresa Coca-Cola. Todo ano nos deparamos com um comercial forte e sensível no Natal. A Coca-Cola, uma empresa expressivamente grande no mundo, ainda consegue criar conexões infalíveis com o seu público. 

Essa ligação só é possível porque existe um grupo de pessoas que já conhecem, consomem e se identificam com a Coca-Cola. Além do forte storytelling, a empresa também possui um conjunto de cores marcantes, como o preto, o branco e o vermelho, uma música fácil de gravar, figuras ilustres como o Urso Polar e campanhas publicitárias que reforçam mais a experiência do consumidor do que o produto propriamente dito. 

Em outras palavras, a Coca-Cola, assim como outras empresas, trabalham diariamente e, arduamente, o seu universo de marca, ou seja, vivem fortalecendo no consumidor a necessidade de continuar consumindo e construindo uma valorização de experiências e desejos.

Ok! Pode parecer fácil para a Coca-Cola, mas como o seu negócio pode pensar o universo de marca sem perder o foco e com um baixo investimento inicial? Confira a seguir 5 pontos importantes para fazer um branding de puro sucesso.

Faça algumas perguntas-chave

Nos últimos anos o número de pequenos empreendedores dobrou no Brasil. No ano passado foram mais de 3,9 milhões de novos empreendimentos abertos, um aumento de 19,8% em relação a 2020, onde foram criados cerca de 3,3 milhões de novos negócios. Os dados são referentes a um levantamento feito pelo Sebrae com base em dados oferecidos pela Receita Federal. 

Mas o que isso quer dizer? Duas coisas: primeiro, a concorrência está cada vez mais forte em todos os setores, segundo, o aumento de novos negócios podem prejudicar a identidade do seu, caso ela não seja forte e marcante. 

Muitas novas empresas tomam como referência algumas marcas já consolidadas e por que não pensar a sua empresa como referência para outras? Para pensar o universo de marca do seu negócio você precisa ter em mente e bem definido algumas perguntas-chaves como:

  • O que o meu negócio pode oferecer de inovador para o meu setor?
  • Quais são os propósitos a curto e longo prazo?
  • Qual é a mensagem que quero transmitir?
  • Como faço para o meu negócio ser uma parte fundamental na vida do meu consumidor? 

Essas perguntas-chaves existem para ajudar a mapear e nortear os caminhos do seu negócio. Apenas a vontade de crescer não é suficiente, é necessário crescer com saúde financeira e qualidade. Portanto, quando for construir a marca na sua empresa, comece na base de tudo: com teoria, fundamentos e planos.

Planejamento é sempre necessário 

Planejar é necessário. Com ele você consegue entender quais são os limites orçamentários e de outras áreas, para a caminhada do seu grande sonho. O empreendedorismo pode ser um “pesadelo” para pessoas despreparadas e desorganizadas. Portanto, pense em como você quer começar o branding da sua empresa, quais caminhos pretende seguir e qual será a metodologia de crescimento. 

Você já tem um nome? Muito bem! Você pode partir exatamente desse ponto. O próximo passo, é estudar o público-alvo, fazer um levantamento de performance de mercado, ou seja, ver se está tudo bem e ok para o setor; quais são os principais desafios; e como ser um “conceito” diferenciado e de fato relevante para a sociedade.

Tenha um propósito coeso e definido

É necessário aparecer no planejamento inicial o propósito. E este “propósito” não pode ser apenas ganhar dinheiro e gerar lucro individual. Este conceito de empresa não está mais ganhando espaço no mercado, no atual cenário, profundamente competitivo, muitas empresas precisam oferecer algo valioso ao consumidor, algo que vá muito além do produto em si. 

O propósito pode ser simples, mas necessariamente genuíno. Portanto, se a sua futura marca é uma verdadeira defensora da causa ambiental e animal, é incoerente que ela faça testes em seres vivos, por exemplo. Se a sua marca pretende combater a desigualdade social, é importante que essa mensagem transite pelos corredores da empresa e não apenas nas campanhas publicitárias. 

Ter um propósito é estratégico e faz com que você inicie a sua identidade única, criativa e desejável. 

Valorize a experiência do seu cliente

Por outro lado, ter um propósito sem combiná-lo com o seu cliente também é em vão. Portanto, valorizar a experiência do cliente e fornecer a cada um deles, um atendimento personalizado e especial, fará com que a sua marca tenha sucesso. Essa valorização acontece depois da empresa aplicar uma série de estratégias que visam trabalhar o famoso marketing de relacionamentos, ou seja, o diálogo aberto com o consumidor. 

No atual cenário corporativo e econômico, a “não valorização” do cliente pode prejudicar e muito o crescimento e fortalecimento da marca. É igual uma rede de sociabilidade onde um dos seus amigos é pouco carismático, inacessível, egoísta e chato. Dificilmente ele será lembrado e convidado para as próximas festas, não acha?

Não esqueça que a nota do NPS (Net Promoter Score) da sua empresa é feita pelos clientes, ou seja, é ele quem no final vai avaliar o desempenho da sua marca como excelente, boa, razoável ou ruim. Marcas que não conseguem agradar ao público, aos poucos vai perdendo espaço para as melhores até sumir de vez. 

Não é isso o que queremos que aconteça com você, certo? 

Produza conteúdos relevantes e importantes

Para alinhar o seu produto com o público é importante que você consiga transmitir com seriedade e clareza a sua mensagem. Neste caso, você é um emissor e o seu público, o receptor. Se a sua fala não for coesa, atrativa e interativa, dificilmente o receptor vai acompanhar a sua comunicação. 

A produção de conteúdo precisa ser o “carro-chefe” da sua marca. O que eu quero dizer com isso? Simples, quero dizer que você precisa conversar com o seu consumidor e, preferencialmente, falar o que ele quer ouvir de você. Ter um diálogo diferenciado dentro do seu setor pode “contar pontos” para a sua marca se tornar algo naturalmente inesquecível. Digo “natural” porque é importante que a afinidade construída, por meio dos conteúdos, seja algo natural e não forçada.

É importante que o conteúdo produzido se relacione com a essência da sua marca, transmita a mensagem que quer passar e fortaleça uma identidade.

Sem uma produção de conteúdo, é provável que o seu negócio não consiga construir e consolidar uma marca.

Benefícios do universo de marca para o crescimento do negócio

Você deve está se perguntando: quais são os benefícios do universo de marca para o meu negócio? Talvez você deva se perguntar: quais serão os ganhos que vou ter com uma marca brilhante e de sucesso? Afinal, quando uma marca é construída com qualidade, dificilmente ela irá errar. 

No mercado digital de hoje, a construção de uma identidade é fundamental para fortalecer laços inabaláveis com o cliente, seja por meio do e-commerce ou das redes sociais. Confira alguns dos principais benefícios do branding. 

Cliente feliz significa cliente fidelizado

O que uma pessoa sente quando come um “Mc Lanche Feliz”? Felicidade, provavelmente, ou é o que a metade dos amantes de fast food costumam sentir. Estrategicamente, essas grandes marcas se empenham em tornar a vida do seu consumidor mais leve, mais saborosa ou mais feliz, mesmo que momentâneo.

Você não precisa ser um empreendedor do setor alimentício para gerar satisfação no seu cliente, pelo contrário, várias marcas como Adidas e Nike, por exemplo, conseguem transmitir sensações de alegria e satisfação ao cliente quase sempre. E não resta dúvidas, um cliente satisfeito e feliz é um cliente fidelizado. E o branding pode ajudar o seu negócio a se tornar mais atrativo, criativo e motivador. Consequentemente, aumentar o número de clientes fidelizados. 

Gera mais conexão

Já viu como algumas empresas conseguem crescer rapidamente depois de estabelecer uma “parceria” ou conexão com os potenciais clientes? Algumas marcas costumam premiar os seus clientes mais alinhados, fornecem sorteios quase sempre ou presenteiam os clientes com promoções e programas de fidelização.

Você pode gerar mais conexão quando a sua empresa é uma marca profundamente conectada com o consumidor, ou seja, quando está lado a lado dele nos momentos mais difíceis e mais necessários. Quer um exemplo para ficar mais claro? A marca de absorventes Always lançou uma campanha publicitária que conscientiza as consumidoras a pensar e questionar a pobreza menstrual e como elas, enquanto consumidoras, poderiam ajudar outras mulheres, gerando uma corrente de empatia e conscientização social. 

Mais valor é direcionado à marca

Com o branding você pode gerar mais valor a sua marca. Afinal, os consumidores estarão consumindo uma marca e não apenas um produto. Ter um valor à marca é benéfico para o caixa do seu negócio, além de proporcionar novas parcerias e oferecer um crescimento certeiro para a sua empresa.

Às vezes você pensa que precisa vender muito, mas, em alguns casos, você precisa saber o que vender e como vender. Ter uma marca bem construída com certeza fará com que o público consumidor lembre mais de você, produzindo mais giro de lucro e reformulação de preços.

A marca se torna algo inesquecível

Você sabe quantos anos a Apple tem de função no mercado? Está quase completando 47 anos. Steve Jobs continua tão novo e atual como qualquer novo empreendedor. Sabe o que fez a Apple inesquecível? A qualidade combinada com uma boa e sólida marca. Claro, a inovação e a tecnologia de ponta também contribuíram.

Pensar no universo da marca pode fazer com que o seu negócio não seja esquecido. Seja local, regional, nacional ou internacional, a marca consegue manter a audiência do seu negócio sempre em dia e de fácil acesso para os novos usuários. 

Como estruturar o universo da marca na minha empresa?

Além de seguir as ideias que mencionamos no início do texto, para estruturar uma boa e sólida marca você vai precisar: 

  • Se aproximar da persona em vários momentos;
  • Construir uma identidade visual marcante;
  • Ter sites responsivos e com acessibilidade;
  • Presença nas redes sociais;
  • Incluir análise de conteúdo e SEO na sua empresa;
  • Prezar pela “boa avaliação”.

Com quem posso construir um universo de marca bacana?

Você pode construir a sua marca conosco aqui na VWP. A nossa empresa é uma agência especializada em marketing digital. Aqui com a gente, você encontra profissionais qualificados e preparados para entender a sua necessidade de mercado, além de ajudar a traçar estratégias que alinham: produção de conteúdo, identidade visual e vendas. 

Você é um empreendedor preocupado com o futuro do seu negócio? Então entre em contato conosco clicando aqui e vamos conversar. Queremos fazer parte do seu sonho e ajudá-lo a conquistar o mundo digital. Você gostou deste conteúdo? Então acompanhe a nossa página no Instagram e o nosso Blog e fique por dentro dos nossos assuntos.

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