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Você sabe o que é LGPD? Sabe qual é a sua importância para o mundo dos negócios? Neste texto você vai descobrir o que é e como a primeira legislação brasileira de proteção a dados impacta diretamente empresas e empreendedores que precisam vender na internet. No Brasil, a LGPD (Lei nº 13.709, de 14/8/2018) começou a existir em 18 de de setembro de 2020, representando uma conquista.

A LGPD, resumidamente, estabelece algumas diretrizes obrigatórias para a coleta e armazenamento de dados pessoais. Ela surgiu como um mecanismo de proteção ao cidadão, gerando mais privacidade e integridade individual.

E como a LGPD interfere no ambiente do marketing digital? Ou melhor, quais são as relações estabelecidas? Aparentemente, não parece interferir muito, mas é tão fundamental saber quanto qualquer estratégia de vendas, por exemplo. Neste texto você entenderá o que é LGPD; como o LGPD se relaciona com o marketing digital e vendas; e como registrar tudo para a LGPD.

Boa leitura!

O que é LGPD?

A Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) surgiu com o objetivo de assegurar, proteger e preservar os dados de um indivíduo. Ela assegura o direito à privacidade e proteção de dados de um determinado usuário; estabelece regras claras e objetivas quanto ao tratamento de dados pessoais; e assegura também relações jurídicas e a confiança do titular no manejo dos dados pessoais, garantindo defesa e livre decisão e relações comerciais e de consumo.

Sabe aquele cadastro que um determinado consumidor fez na sua loja? Sendo ela física ou on-line? Pois então, aquelas informações que podem ser desde um simples e-mail ao número do CPF, precisam ser preservados e assegurados de maneira íntegra. A LGPD existe para garantir isso.

A Lei entende por “dados pessoais” todas as informações capazes de entregar ou identificar um indivíduo. Por exemplo, você pode não saber o nome ou o e-mail de uma determinada pessoa, mas possuir dados de navegação como os cookies, o que permite entender a estrutura daquele usuário, o que ele gosta, o que ele quer e o que ele costuma consumir.

Adequação das empresas

Uma pesquisa realizada e conduzida em 2021 pela RD Station em parceria com a Manar Soluções, apontou que boa parte das empresas brasileiras possuem um certo conhecimento sobre a LGPD, mas o nível de adequação, ou seja, execução e cumprimento, ainda é bastante baixo. Para incentivar o uso, o poder público começou a executar as punições previstas por Lei no dia 1 de agosto de 2021, onde o empreendedor pode pagar multas de até R$ 50 milhões ou percentuais do faturamento.

Apesar de ser uma informação comum entre os comerciantes, a LGPD não é inteiramente exercida e trabalhada. Em um cenário de lentidão e atraso, a pesquisa realizada em 2021 apontou que 77% das companhias estão atrasadas com a regulamentação e apenas 15% já executaram ou estão prestes a terminar a implementação da LGPD na cultura da empresa.

Por outro lado, um grupo de empreendedores não estão dispostos no momento a gastar com a implementação. Cerca de 28% pretendem gastar menos de R$ 10 mil no processo e 55% dos entrevistados garantiram que ainda não sabem ao certo quanto investir, ou quanto pretendem gastar.

Neste cenário de investimentos e aberturas, quem acaba se sobressaindo são as grandes empresas, em decorrência do seu impacto e da oportunidade de novos investimentos. Entre as empresas de grande porte, 39% já iniciaram a adequação necessária à LGPD. Muitas dessas empresas estão apostando na contratação de consultorias externas voltadas para o assunto e para entender mais a fundo as necessidades da LGPD.

Posicionamento dos consumidores

Além dos empreendedores, um outro público está por dentro da LGPD e seus benefícios. Estamos falando do consumidor que, é importante dizer, é de todos, o mais interessado em ver a LGPD em exercício. Para o consumidor final, ter seus dados preservados e garantidos por Lei, representa uma grande conquista, uma vez que nos deparamos com diversas situações atuais onde há clonagem de cartões e documentos.

Além do avanço da inteligência artificial e da Big Data, onde as informações pessoais de um indivíduo passaram a ser o ponto-chave para estratégias de vendas, transformando a situação em um grande desafio, houve também invasões e violações de privacidade.

Adequar-se à LGPD não é apenas uma conquista para o consumidor, é uma vitória para o mercado competitivo onde muitos visam o lucro e esquecem de preservar a integridade dos potenciais consumidores. Entenda a seguir como a LGPD impacta o universo do marketing.

Entenda como a LGPD impacta seu marketing

A LGPD estabeleceu alguns “papéis” que é importante o empreendedor saber. São eles: “o titular dos dados” representado pelo consumidor; o “controlador”, pessoa de natureza física ou jurídica que controla e detém os dados fornecidos pelo titular; “operador”, representado pelo sistema de dados usado pela empresa ou pessoa controladora para armazenar as informações; e, por último, o “encarregado”, pessoa contratada para controlar e operar os dados.

A Lei elenca 11 princípios que são fundamentais para adequar-se à LGPD, especificando as necessidades, transparências e a segurança. Essa regulamentação é importante para que o consumidor se sinta seguro, respeitado e satisfeito.

Entenda como isso interfere na prática do marketing digital:

Inbound Marketing

O profissional de Inbound Marketing é responsável por atrair e alinhar a empresa com potenciais consumidores. O seu papel é fundamental para a construção de novas estratégias e para o mapeamento de novos consumidores. A metodologia do Inbound precisa seguir a LGPD e captar novos dados de maneira explícita (o consumidor sabe que está fornecendo informações); restrição e cuidado (precisa ser discreta e protegida).

O objetivo do Inbound é construir uma cadeia de leads alinhados, portanto, é um profissional detentor de informações preciosas para uma determinada empresa. Inclusive, é por meio do Inbound que muitas estratégias futuras são construídas e para que isso aconteça, este profissional precisa acessar e mapear alguns dados que são pessoais. Afinal, ele precisa estudar e acompanhar os interesses pessoais da persona.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo permanece o mesmo, ou seja, trazendo informações relevantes, originais, estratégicas e agregadoras. A ideia é construir uma relação e nutrição entre marca, clientes e leads, portanto, o conteúdo precisa transpassar a essência do negócio, as importâncias e as vantagens competitivas sem gerar desconforto ou cansaço.

Dificilmente informações pessoais de clientes são vinculados no conteúdo de uma empresa, mas é sempre bom salientar que, por mais que seja interessante expor a satisfação de determinados consumidores, é importante solicitar uma autorização para o uso da imagem, depoimentos, feedbacks, comentários e outros que, de alguma forma, geram elogios.

É comum entrar nas estratégias de marketing as famosas “cases de sucesso”. Elas são importantes, mas precisam seguir a LGPD e proteger o consumidor da exposição explícita sem seu consentimento.

Geração de leads

Se por um lado o marketing de conteúdo não sofreu alterações significativas, por outro, a geração e captação de leads precisa ser conduzida com seriedade e bastante cuidado. O que isso quer dizer? Leads representam potenciais consumidores, ou seja, eles podem gerar ou não um vínculo de compra com você. Portanto, para você conseguir nutrir esse grupo de pessoas você precisa ter minimamente um contato com eles, certo? Isso se dá por meio de e-mails ou WhatsApp, por exemplo.

E-mails e telefones se enquadram na proteção de dados, assim como mapeamento de navegação. Portanto, é importante se atentar para a palavrinha “consentimento” antes de estruturar uma nova base de leads. Escolha pessoas que de fato são possíveis consumidores, isso é fundamental para alcançar vendas e para não gerar desafetos. Afinal, um consumidor que não pretende comprar o seu produto pode se cansar de receber, com certa frequência, o seu conteúdo.

E-mail Marketing

E-mail Marketing é o formato com que você nutrirá sua base de leads fora das redes sociais (Instagram e LinkedIn). É importante manter sua lista de e-mails de clientes atualizada, pois essa base de dados é fundamental para manter um contato no pós-venda e com leads mais interessados. Para seguir a LGPD, sugerimos que você construa bases específicas de leads para evitar estratégias em massa e invasivas, como, por exemplo, o cold mailing, e-mails que são enviados sem solicitação ou permissão prévia.

Como a LGPD impacta nas vendas?

E como a LGPD vai impactar no funil de vendas da minha empresa? Será que terei problemas para encontrar novos leads? Realmente são dúvidas válidas e, acredite, existem outras muitas por aí. A boa notícia é: se você tomar todos os cuidados e as preocupações necessárias, a LGPD pode, a médio ou a longo prazo, se tornar um diferencial competitivo muito bacana.

Você pode oferecer ao cliente ou lead a segurança de ser uma empresa adequada à LGPD.

Entenda como registrar tudo para a LGPD

A adequação à LGPD necessita de um treinamento para o time de marketing e vendas. Portanto, é importante contar com um suporte que venda consultorias de normalização e regras da LGPD. Apesar de ser muito recente, essa Lei já está sendo disseminada entre empreendedores e consumidores, assim, é importante que o seu negócio consiga desenvolvê-la o quanto antes, para oferecer aos clientes essa informação e segurança.

Para entender melhor como se adequar à LGPD, clique aqui e confira o material elaborado pelo Governo Federal voltado para essa Lei.

Você pode acessar também o site elaborado pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) para receber mais orientações e novas informações sobre a Lei.

Você aprendeu com este conteúdo o que é a LGPD e como ela interfere nos processos de marketing e vendas. Entendeu que, essa foi a primeira legislação brasileira voltada para a proteção e segurança de dados fornecidos por terceiros durante a relação de compras on-line ou off-line. Para ficar por dentro de mais conteúdos como este, que norteiam o universo da comunicação, marketing digital e marketing no geral, acompanhe o blog da VWP e siga nossa página no Instagram.

Esperamos que tenha gostado. Até mais!

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