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Você é um empreendedor que está crescendo? Então você precisa conhecer o conceito de figital e entender como ele pode ser extremamente rico e útil para você. Não é nenhum segredo que nos últimos três anos, devido à pandemia da Covid-19, o consumo online triplicou. O acesso a qualquer mercadoria se tornou cada vez mais fácil e mais próxima do cliente que, por outro lado, está cada vez mais exigente e emancipado das lojas físicas.

Para antigos empreendedores e novos empreendedores de lojas físicas, o desafio é outro. A ideia não é competir diretamente com o mercado digital, mas torná-lo uma ferramenta importante para o desenvolvimento do seu aporte físico. Neste texto você vai compreender o conceito de figital; vai entender como pode adotá-lo no mercado de forma eficiente; quais meios tecnológicos estão disponíveis para que essa união aconteça; e como uma empresa de marketing pode auxiliá-lo durante o processo. 

É importante ter em mente o seguinte: não é porque a sua loja é física que ela não possa ter uma presença efetiva e eficiente no market place ou nas redes sociais. O figital chegou para mostrar como é importante realizar vendas no online para fortalecer a saúde financeira do seu negócio físico. 

Continue lendo e entenda como fazer.

O que é figital?

O mercado digital chegou para revolucionar, mas essa realidade está cada vez mais competitiva e cada vez mais exigente. O que antes era comum dizer: “vi na loja física, mas na internet encontro por um preço melhor”, não é mais tão comum, uma vez que o consumo online dobrou nos últimos anos, mas alguns dos problemas permaneceram. 

Uma pesquisa conduzida pela CX Trends 2022 apontou que dois em cada três consumidores desistem de uma compra online em razão do valor alto do frete, site inseguro e pelo valor da mercadoria. Por outro lado, existe um outro fator que pode prejudicar o processo de compra online: a ansiedade do consumidor. Em alguns casos a demora na entrega pode desestimular o usuário, o que faz com que ele prefira uma loja física.

É neste cenário de incertezas e competitividade que surge o conceito de figital. Estamos falando da união entre “físico” e o “digital”. Em outras palavras, o uso inteligente da loja física na realização de vendas online, permitindo uma troca, acesso a praticidade e ao crescimento. 

Com o conceito de figital a empresa consegue alcançar dois campos de disputa: o mercado digital e o mercado físico e conduzir vendas e prospecção de clientes mais facilmente e com o dobro de acessos. É importante entender que o figital não está relacionado efetivamente ao e-commerce, uma vez que existe uma loja física com uma sede que pode ser frequentada pelos consumidores. 

Agora que você já consegue definir este conceito, gostaria de entender como usá-lo? Veja a seguir.

Como adotá-lo no mercado?

O primeiro ponto e o mais importante é a potencialização dos meios de comunicação. É por meio de um bom site, app, contato via e-mail, WhatsApp e outras ferramentas digitais que o cliente vai encontrá-lo e estabelecer o primeiro contato. Sem uma fonte de comunicação eficiente, dificilmente a sua venda no digital vai dar certo ou prosperar. Apesar de parecer um conceito simples, figital está atrelado a uma série de metodologias que precisam ser seguidas. Confira quais são:

Compre no site, retire na loja

O elemento primordial para definir o figital é a compra no site e a retirada na loja física. Muitos consumidores optam por essa modalidade para fugir do frete e das entregas que podem acontecer quando a pessoa não estiver em casa. Para conseguir implementar essa modalidade no seu negócio, você precisa disponibilizar todos os produtos da loja física no site; possuir um site responsivo, ou seja, capaz de abrir em diferentes aparelhos; transmitir confiabilidade ao cliente e segurança; e disponibilizar diferentes formas de pagamento.

Chat de atendimento

O chat de atendimento precisa existir para auxiliar o cliente durante a compra e para fornecer ajuda no pós-compra. Não ter um chat de atendimento pode prejudicar o andamento do figital no seu negócio, afinal, o cliente estará comprando em casa e pode acontecer de aparecer uma eventual dúvida que, caso ele estivesse no presencial, perguntaria na hora. 

É importante ter em mente que o chat de atendimento equivale à troca realizada durante um atendimento presencial onde o cliente expõe suas dúvidas, anseios e necessidades. O ideal é que esse chat seja respondido por pessoas de verdade, mas se for ser usado um robô, é preciso que isso esteja muito claro para o consumidor, assim ele não se sentirá enganado.

Marketing de conteúdo alinhado

É de grande importância que o seu negócio construa uma presença marcante e criativa nas redes. O marketing de conteúdo alinhado é aquele que está sempre atraindo o consumidor final para um encontro presencial. Caso o consumidor seja de outra cidade e esteja optando pelo e-commerce e por receber a mercadoria em casa, o ideal é que o marketing de conteúdo também se volte para a exposição dos produtos. 

Não podemos esquecer que a produção de conteúdo também é fundamental para estabelecer a relação entre empresa e cliente por meio da nutrição de leads e pela difusão de informações relevantes. Cuidado para não transformar o Instagram do seu negócio em uma vitrine! Os consumidores de hoje preferem interagir por meio de conteúdos informativos, inteligentes e criativos. 

O uso de sistemas para potencializar o figital 

Além das regrinhas metodológicas que o figital exige, o uso de sistemas inteligentes de ERP, por exemplo, são fundamentais para organizar e promover uma venda mais segura e eficiente. Para conseguir vender no digital, é importante que o seu negócio consiga primeiramente estabelecer uma boa gestão de estoque para que não fique em falta. 

Essa gestão precisa acompanhar as atualizações constantes do site. Esse controle também permite realizar algumas promoções e divulgações dos novos lançamentos que estão chegando. Ter um sistema inteligente e integrado vai proporcionar mais tecnologia ao seu figital, mas não se preocupe! Caso não consiga pagar por um sistema ERP no momento, muitas empresas disponibilizam uma versão gratuita para microempreendedores, o que pode representar um excelente começo.

Benefícios quando usado corretamente

Assim como qualquer estratégia de desenvolvimento, o figital precisa ser usado corretamente para produzir bons resultados. Veja a seguir alguns exemplos do que você pode conquistar:

Controle de gestão

Como já mencionamos, o controle de gestão é uma peça fundamental para fazer a venda online funcionar corretamente, como é necessário controlar o número de mercadoria para exportá-la ao site, o contato com o estoque fica cada vez mais próximo, permitindo ao gestor entender quais mercadorias estão saindo, quais não estão girando e quais os melhores caminhos para uma nova reposição com o intuito de diminuir os prejuízos.

Fidelização de clientes

A oportunidade de realizar uma compra no digital e retirá-la na loja física pode fortalecer a construção relacional entre marca e cliente. Isso acontece porque o consumidor sente a praticidade e a valorização do seu tempo. Em algumas cases de sucesso podemos ver empresas fidelizando clientes por meio do figital depois de disponibilizar um desconto para assinantes, ou depois de ofertar um preço mais em conta no site e permitir que o cliente compre na loja física pagando o mesmo preço que viu no site. 

Redução de custos

A redução de custos é tão importante quanto a prospecção de clientes e você consegue alcançá-lo quando o figital começa a dar certo. Com o alcance de novos clientes por meio do digital, a sua loja física não precisa investir massivamente em estratégias de atração, uma vez que o site já realiza essa captação e nutrição de leads.

Contudo, para conseguir um bom alcance, é necessário investir em estratégias de SEO, e-mail marketing e análise de etapas de vendas. Não é segredo para os empreendedores que adotam o figital que a redução de custos acontece assim que param de investir massivamente apenas na divulgação da loja física. 

Encontre uma empresa que te ajude a crescer

Ficou entusiasmado com a ideia do figital no seu negócio? Então o primeiro passo para conseguir construir essa estratégia é encontrar uma empresa que consiga fornecer serviços de marketing e suporte técnico para sites de e-commerce. Você encontra isso e muito mais aqui conosco! Venha conhecer a VWP e entenda o que podemos fazer por você hoje que refletirá no futuro. 

Neste texto você acompanhou uma discussão voltada para o figital e como ele é importante para marcar a presença da loja física no mercado digital. Gostou deste conteúdo? Então não fique por fora de outros assuntos semelhantes. Acompanhe o universo do marketing e da tecnologia com o blog da VWP e siga nossa página no Instagram

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