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Certamente você deve estar se perguntando em que ponto os negócios da gigante Coca-Cola e das empresas de fast-food, como o MC Donald’s ou o Burger King, se parecem com os negócios de uma pequena empresa de moda, não é? A gente sabe que as duas primeiras são do ramo de alimentos, mas e a moda? Qual a relação? Nós vamos te mostrar que mesmo não parecendo à primeira vista, estas empresas tem mais coisas em comum do que aparenta.

Quase como um clichê, hoje tomar uma Coca-Cola virou sinônimo de felicidade. Foi construída em nós a imagem de que todos os momentos, para serem ainda melhores, pedem uma Coca-Cola. No barzinho, na reunião de trabalho, no almoço em família.

Nos fast-foods, a sensação é sempre de ser feito para você e do jeito que você ama. Não à toa, o MC Donald’s utiliza o slogan “Amo muito tudo isso”, gerando paixão pela marca. Já o Burger King sempre usou o “Faça do seu jeito” como mensagem principal, incentivando os clientes e serem quem são, além de ter o objetivo de “ser a mais prazerosa experiência de alimentação”, reforçando o compromisso com a experiência ao visitar uma unidade deles. Mas o que tudo isso significa? Que as pessoas são o propósito das marcas.

Pessoas no centro das atenções!

Mas ainda não falamos sobre as pequenas empresas de moda. Pois bem, elas também colocam pessoas em primeiro lugar, seja através da experimentação, da personalização das peças ou na consciência de que o look certo torna o momento ainda mais especial. Todas, das pequenas às grandes marcas, deveriam estar de olho na felicidade e satisfação do cliente na jornada de compra. O sentimento criado vai além do ato de comprar em si. Vender é importante, é claro, mas o objetivo principal é fidelizar para ter sempre o seu cliente com você. Mas como?

Marketing de Experiência

Já ouviu falar que a melhor publicidade é um cliente satisfeito? Pois bem, é isso mesmo. O Marketing de Experiência utiliza das emoções para engajar e tornar as pessoas fieis à empresa. Em marcas maiores é mais visível essa assimilação por utilizarem de meios mais tradicionais e com maior investimento. É muito comum encontrar diversas empresas presentes em festivais, cinemas e eventos setorizados. Mas por quê? As empresas perceberam que a jornada de compras vai muito além da escolha de um produto ou serviço e passaram a se associar com bons momentos, então quando você está em um evento e tem lá uma marca, ela está dizendo que em momentos felizes como aquele, ela estará presente, além de se atrelarem com a linguagem e as ideias da ação.

Mas e as marcas menores? Entra em questão agora outras formas de assimilar as sensações com produtos ou serviços. Uma pequena empresa de moda pode tornar o momento de compra tão inesquecível que será difícil o cliente ir a outro lugar depois disso. Uma das principais formas é compreender e ressaltar a importância que o cliente dá ao fato de se sentir bem vestido. A partir daí, é trabalhar para tornar esse momento ímpar e especial para ele.

Nós listamos algumas das principais ações de Marketing de Experiência e, certamente, muitas você pode utilizar no seu negócio para ser relevante no seu segmento.

Sentidos

Isso mesmo. Visão, audição, olfato, tato e paladar são formas que os clientes podem ter experiência com a sua marca e existem diversas formas de se comunicar com ele através de um desses sentidos. Principalmente em empresas com espaço físico, mas não só, um visual limpo, organizado e atraente, um espaço cheiroso (sem exageros, ok?), possibilidade de tocar e experimentar os produtos. Tudo isso é a atração através dos sentidos. Em uma empresa de moda, o tato ao sentir os tecidos é fundamental.

Sentimentos

A Coca-Cola impera neste campo. Toda as linguagens usadas para causar sensações e despertar sentimentos são fundamentais para que os consumidores identifiquem na sua marca bons momentos. No natal, por exemplo, a Coca-Cola trabalha de forma intensiva para gerar o sentimento de confraternização, união e felicidade. E que tudo isso é ainda melhor ao abrir um refrigerante. O refrigerante, é claro, Coca-Cola.

Pensamento

Este é um modelo ainda novo e que muitas empresas não adotaram, mas que vem transformando o relacionamento das marcas com os clientes. Mas por que ainda não é tão utilizado? Muitas vezes a tática do pensamento propõe refletir sobre algum assunto e acaba esbarrando em se posicionar, por isso ainda não é tão abordado, mas não precisa ser bem assim. O Pensamento passa também por propor novas discussões, criar movimentos de vanguarda e sair na frente sobre algum assunto que pode gerar identificação.

Ação

O próprio nome já diz, é estar presente no dia a dia do consumidor. Cupons, brindes, estandes, amostras grátis. Quem não adora comprar online e receber um mimo?

Relacionamento

O seu cliente está em busca de atendimento personalizado e acolhedor, com contratempos resolvidos de forma rápida e assertiva. Nada de deixar pra depois as dúvidas ou curiosidades do consumidor. O relacionamento é baseado na relação de pessoas, já que as vendas são feitas por pessoas e para pessoas. O seu cliente, percebendo o interesse em atendê-lo e em sanar as dificuldades de forma detalhada, possivelmente voltará até você. 

Colocando em prática

A gente sabe bem que entre identificar uma falha ou oportunidade e colocar em prática a solução existe um caminho longo, mas vamos com calma. Antes de começar algo de forma rápida e acabar não dando continuidade, estude o máximo de cenários possíveis. Entenda como é hoje o processo de compra dentro da sua empresa. Não deixe nada de fora. Nada mesmo. Analise quais são os maiores desafios dos seus clientes e as “dores” que ele possui. Em que ponto ele desiste de fechar o negócio? O que impede que ele chegue até você? Tome nota de tudo.

A partir daí, proponha todas as mudanças necessárias e execute de forma consistente. Atenda sempre do jeito que você gostaria de ser atendido se estivesse no lugar dele. Não adianta muito pensar no processo de melhoria e realizar apenas por uma semana ou um mês. É preciso que seja de verdade e que os resultados sejam acompanhados de perto. E não vale também propor uma solução que, na prática, não vai chegar até o cliente. Como dissemos no começo, não decepcione o seu cliente, a melhor propaganda é sempre ele quem faz. Não quer perder mais nenhuma dica de marketing? Fique ligado no nosso blog e nas nossas redes sociais!

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