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O Ponto de Venda, ou PDV, é o local onde as transações comerciais são realizadas. Normalmente fica dentro de uma loja ou é um estande de vendas. Pode ser qualquer lugar onde um cliente possa comprar um produto ou serviço e normalmente é de alta rotatividade de pessoas. Um dos mais comuns e que com certeza você já viu são os estandes em mercados, normalmente disponibilizando o produto para consumo ou teste.  Mas qual a função de um PDV? Listamos algumas das principais funções do Ponto de Venda.

Exibir e vender produtos ou serviços aos clientes

Certamente se você tem um negócio, criar uma ação em um ponto de vendas tem como objetivo aumentar os ganhos. Dentro das estratégias de marketing, a escolha de investir em um PDV é garantir a conversão, ou seja, lucrar. Diferente de outras formas de dialogar com o cliente, o PDV gera a sensação de escassez, já que vai acompanhada de condições especiais para compras efetivadas. Colocar um estande por um período específico em um shopping, por exemplo, pode garantir um bom retorno de fechamentos.

Fornecer informações sobre os produtos ou serviços

É uma marca que ainda está ganhando mercado ou mesmo quer ampliar o alcance e as frentes de contato com os clientes? Um PDV vai colocar a sua marca em evidência e destacá-la dos concorrentes, indo até onde está o cliente e não esperando que ele te procure. Você pode se apresentar ao consumidor de forma ativa. Festivais são espaços ideais para a sua marca se destacar. Por lá você imprime a sua imagem alinhada com o estilo de evento e se torna uma parceira desta linha de público.

Seja eficaz

Você pode ser ótimo no seu segmento e mesmo assim acabar errando ao colocar ou patrocinar um Ponto de Vendas. Por isso, pleneje o seu PDV para ser fácil de encontrar e acessível. Capriche na apresentação visual, treine seus funcionários para atenderem de forma amigável e selecione uma estratégia de marketing eficiente. Não esqueça nunca de uma boa estratégia de marketing e, assim como outros modelos dão certo fora do PDV, agora eles são essenciais, como o Marketing de Experiência.

Invista na experiência

Um ponto de venda voltado para garantir uma boa experiência é um espaço projetado para oferecer aos clientes uma sensação única e enriquecedora ao mesmo tempo em que eles compram produtos ou serviços. Geralmente o foco é criar uma atmosfera atraente e estimulante, que faça com que o público deseje voltar e, acima de tudo, se identifiquem com a marca, gerando fidelização. Algumas opções são bem interessantes e separamos abaixo. 

Ambiente interativo

Projete o seu espaço para estimular a interação dos clientes com os produtos, por exemplo, através de demonstrações, jogos ou testes. É bastante usual a escolha de totens interativos, com quiz e prêmios, e até roletas.

Design atraente

Se espelhe nos mais modernos e atraentes Pontos de Venda, com ênfase nas cores, iluminação e layout. Lembre-se de ser usual, ou seja, facilite a participação dos clientes nos espaços, mas sem deixar de lado a beleza e conforto do espaço.

Tecnologia 

Assim como a interatividade do espaço é importante, como displays, a opção pela tecnologia é sempre acertada. Óbvio que vai depender do budget de investimento, mas tecnologia está sempre em alta. Realidade virtual e aumentada é uma ótima opção, além de telas ou painéis de led.

Venda assistida

Deixe bem treinada e preparada a sua equipe de vendas para fornecer informações detalhadas sobre os produtos e orientações personalizadas aos clientes. Como os vendedores estão na linha de frente com o consumidor, nada mais importante que passar uma boa impressão e agradar de primeira.

Eventos e atividades

Realizando eventos e atividades como workshops, degustações ou lançamentos de produtos, o seu consumidor terá a ideia de exclusividade. Ou seja, que ele é importante para você, auxiliando ainda mais na sensação de fidelidade.

Modelos de PDV

Um PDV deve ser uma experiência para se destacar no mercado, oferecendo um processo de compra memorável para os clientes. Vale lembrar que não há um único modelo de PDV que seja mais utilizado globalmente. Pois isso varia de acordo com a indústria, o mercado, a região e outros fatores que podem ser decisivos na hora de comprar.

Outra função importante do PDV é a assistência pós-venda, ou seja, ajudar o cliente com qualquer problema ou dúvida que possa ter sobre o produto ou serviço adquirido. Desta forma, não deixe o cliente sair do Ponto de vendas com dúvidas ou insatisfações.  

Como existem vários modelos de PDV e que cada um tem suas vantagens e desvantagens, basta analisar quais os modelos que mais combinam com o seu negócio. Antigamente era impensável analisar o PDV como digital, mas hoje é uma das opções mais adotadas. Isso porque com a subida das compras em E-commercers, onde os clientes podem acessar e comprar produtos ou serviços pelo computador ou dispositivos móveis, os custos físicos com a elaboração do PDV diminuíram drasticamente. A opção pelo Online tem se tornado cada vez mais popular e pode oferecer benefícios como menor custo de operação e maior alcance de clientes, além de facilitar na forma de pagamento e ser uma venda direta.

Porém, as lojas tradicionais continuam em alta, já que as lojas físicas que vendem produtos ou serviços diretamente aos clientes continuam sendo as mais buscadas e são as principais formas de venda. Para montar o seu PDV, estes espaços geralmente precisam ter uma boa localização, bom design e iluminação, além de uma equipe de vendas treinada. Parcerias com outras lojas, como de conveniência e que seu produto é uma das linhas vendidas, é uma boa opção, já que geralmente estão localizadas em áreas de alto tráfego e o consumidor costuma ir presencialmente comprar. 

A importância do marketing de PDV é que é uma oportunidade para os vendedores aumentarem as suas vendas e melhorarem a rentabilidade. Com uma boa estratégia de marketing de PDV, os próprios vendedores podem aumentar a conscientização do produto, criar necessidade no cliente e, finalmente, aumentar a probabilidade de fechar uma venda. Além disso, as estratégias de marketing de PDV ajudam as empresas a construir uma forte relação direta com os seus clientes e a criar uma imagem positiva da marca. 

Conte com um profissional!

A escolha das ações de marketing pode ser complicada para quem ainda não está familiarizado, então procure sempre profissionais capacitados para te auxiliar, eles irão saber exatamente como e quando investir em um PDV. Quer ficar por dentro de todas as dicas de marketing? Fique ligado no nosso blog e nas nossas redes sociais!

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