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O spam é um problema que atinge todo tipo de pessoa e que está cada vez mais bem disfarçado. Para te ajudar a evitar esse tipo de problema, separamos algumas dicas e informações que vão fazer muita diferença na forma como você usa o seu e-mail.

O que é spam

Antes de mais nada é importante entender o que é um spam. Esse termo é usado para definir os e-mails não solicitados que são enviados para um grande número de pessoas e podem conter vírus e outros malwares para o computador ou celular. O volume desse tipo de mensagem é bem alto, chegando a representar 45% das mensagens enviadas em todo o mundo diariamente.

Acredita-se que o primeiro caso de spam aconteceu em 1994, quando dois advogados em um fórum de discussões sobre artigos enviaram mensagens relacionadas à loteria para todos os participantes do fórum. O tráfego comprometeu a performance do site e a reação irritada dos usuários classificou o episódio como spam.

Tipos de spam

Existem alguns tipos diferentes de spam que podem chegar no seu e-mail. Vamos te apresentar os principais e mais comuns para que você saiba como se preparar.

Propagandas

É um dos tipos mais comuns de spam, com anúncios publicitários não solicitados de empresas em que você não se inscreveu para receber e-mails. Eles não costumam ser perigosos, apenas enchem nossa caixa de entrada com propagandas indesejadas.

Boatos e Fake News

Normalmente é um e-mail que chega com um título sensacionalista e alarmante, com uma informação que na maioria das vezes não é verdadeira e/ou está sendo distorcida para um propósito específico e que é enviada para um grande número de pessoas. Eles não costumam ser tão perigosos, mas alguns podem conter links maliciosos. Por segurança, evite clicar e confiar em informações vindas de remetentes que você não tenha absoluta certeza de que são seguros.

Ameaças

Esse é o tipo de e-mail que tem como principal objetivo extorquir dinheiro. Ele pode aparecer fazendo ameaça de vazamento de dados, vazamento de imagens e/ou vídeos, ou até mesmo estar disfarçado de benefício, prometendo uma grande quantia de dinheiro caso a pessoa aceite fazer uma contribuição imediata para uma causa específica. Normalmente esse dinheiro é enviado para o estelionatário e não para a causa, e a pessoa que transferiu o dinheiro nunca recebe o valor prometido, além de acabar tendo a conta hackeada e mais dinheiro ser tomado.

Fraudes

Esse tipo de e-mail é normalmente relacionado com propagandas falsas. As pessoas recebem divulgações de produtos muito baratos de lojas pouco ou muito conhecidas e, depois de efetuar a compra, nunca recebem o produto. Normalmente esse tipo de e-mail redireciona para sites falsos de lojas que parecem legítimas. Também pode acontecer de, ao cadastrar um cartão para fazer a compra, os golpistas tenham acesso à sua conta bancária e com isso retiram mais dinheiro ou clonam o cartão para aplicar golpes.

Como identificar um spam

Agora que você já sabe quais os principais tipos de e-mails que podem ser spam, precisamos falar sobre como identificá-los para saber em quais é seguro clicar e quais são um risco para a sua segurança. Vamos listar algumas das principais características encontradas em e-mails de spam para as quais você deve se atentar:

  • Promoções excessivamente vantajosas
  • Oferta de produtos “milagrosos”
  • Título confuso
  • Remetente de e-mail com muitos caracteres aleatórios
  • Aviso de que o e-mail não é um spam
  • Argumentos impressionantes ou sensacionalistas
  • Mensagem com o seu nome sem você ser cliente ou ter se cadastrado na lista de e-mails da empresa
  • Erros de português
  • E-mails com conteúdo adulto
  • Mensagens com reforço insistente de urgência e alerta
  • Prêmios e recompensas financeiras

Spam x E-mail marketing

O envio de e-mail marketing é uma prática bastante comum de relacionamento com os clientes no mundo do marketing digital. Para isso, é solicitado do cliente que ele cadastre seu e-mail em um formulário e concorde em receber os envios periódicos da empresa. Mas, o que pode acontecer é que outras empresas tenham acesso a e-mails cadastrados em bancos de dados e utilizem esses dados para envios de comunicações não autorizadas. Apesar desses envios não solicitados serem uma forma de spam, não é um spam perigoso para o destinatário. Quando o e-mail é enviado de uma empresa idônea, com e-mail seguro e de um domínio próprio da empresa (contato@nomedaempresa.com.br, por exemplo), é raro que ele contenha links ou conteúdos danosos. Ainda assim, é importante estar atento antes de clicar em qualquer informação.

Como se proteger de spam

Agora que você já sabe identificar um e-mail que pode ser um spam, é preciso saber como se proteger caso receba um ou como se prevenir de receber e-mails desse tipo. Vamos apresentar algumas dicas.

Conheça os principais golpes

Conhecer os golpes que estão sendo utilizados ajuda a identificar os e-mails que podem ser spam prejudicial para sua segurança. É importante estar atento às notícias e alertas sobre golpes e fraudes. Além disso, sempre confira as informações antes de repassar um e-mail que você recebeu.

Cuidado ao clicar em links

A principal e mais importante dica de todas é “não clique em links”. Antes de clicar em qualquer link, botão ou imagem em um e-mail, confira todos os detalhes possíveis para ter certeza de que aquele é um e-mail seguro. Verifique quem enviou o e-mail, verifique a ortografia, verifique todos os detalhes e informações que possam estar errados. Se for um e-mail de cobrança ou que envolva o pagamento/transferência de qualquer valor em dinheiro. Confira com a empresa se aquele e-mail é mesmo direcionado a você e se foi realmente enviado por eles, principalmente se não for um pagamento recorrente que você já está acostumado a fazer.

Outras dicas importantes

Além das duas principais dicas, você também pode recorrer a outros recursos para se proteger dos e-mails de spam.

  • Evite passar dados pessoais como e-mail, informações bancárias, dados de cartões e senhas.
  • Não se cadastre em sites que você não tenha absoluta certeza de que são seguros.
  • Se possível, tenha e-mails separados para assuntos pessoais, profissionais e para compras online.
  • Não clique em qualquer link ou pop-up que aparecer na sua tela enquanto estiver em um site que você não tenha absoluta certeza de que é seguro.
  • Utilize os recursos anti-spam oferecidos pelo seu provedor de e-mail ou tenha um filtro anti-spam instalado no seu e-mail.
  • Não abra anexos de e-mails sem que eles sejam verificados por um antivírus.
  • Caso identifique algum comportamento estranho no seu aparelho (lentidão, erros, reinicialização, superaquecimento) faça uma varredura com um antivírus.
  • Verifique as políticas de privacidade dos sites em que você pensar em se cadastrar.
  • Marque os e-mails como spam e não responda às mensagens de spam que receber.

Como evitar que sua empresa envie spam

Se você é uma empresa que faz envio frequente de comunicações através de e-mail marketing, é importante estar atento a alguns comportamentos que podem te colocar na lista de spam para evitar que isso aconteça.

  1. Não envie e-mails para pessoas que não estejam cadastradas na sua lista. Construir uma lista de e-mails leva tempo e dá trabalho, mas enviar propagandas para pessoas que não tenham explicitado o interesse em receber comunicações da sua empresa é muito prejudicial para o seu negócio. Além da prática de spam ser crime em diversos lugares do mundo, os buscadores e provedores de e-mail podem punir os endereços de e-mail e o site da sua empresa.
  2. Mantenha uma opção de descadastro em todas as suas comunicações de e-mail marketing. Pode parecer óbvio, mas muitas empresas retiram essa opção e não dar a liberdade do seu contato escolher não receber mais os seus e-mails pode te colocar automaticamente em uma lista de spam.
  3. Personalize ao máximo as suas mensagens. Ao invés de mandar uma comunicação única e exatamente idêntica para todos os seus contatos, utilize os recursos de personalização dos e-mails para direcionar a comunicação à pessoa específica com a qual você deseja falar. Isso ajuda a tornar seus envios únicos e não identificá-los como envios em massa que são característicos de spam.
  4. Faça uma manutenção da lista de contatos frequentemente. Dessa forma você evita continuar enviando e-mails para pessoas que não desejam receber o seu contato e, assim, evita que seus e-mails caiam na lista de spam dessas pessoas.
  5. Evite usar títulos muito apelativos, os chamados “click baits”, ou caça-cliques em português. Esse tipo de informação é muito usada em spam e pode fazer com que a configuração de segurança do provedor de e-mails jogue sua comunicação diretamente na caixa de spam.
  6. Se possível, utilize templates de HTML para a criação de e-mail marketing. Esse tipo de configuração garante uma boa exibição e minimiza o risco de que o e-mail seja bloqueado e classificado como spam por conter apenas imagens.
  7. Nunca, de forma alguma, compre listas de e-mails. Essas listas de e-mail vendidas são de contatos que não demonstraram nenhum interesse em receber comunicações da sua empresa. Esse é o sinal máximo de alerta de spam que pode chegar a bloquear seu contato e trazer sérios problemas judiciais para a sua empresa.

Mas para garantir todos esses cuidados sem precisar se desdobrar, basta contar com uma empresa de marketing digital séria, que se preocupa em fazer a comunicação da sua empresa de forma eficiente e segura, como a VWP! Aqui você encontra profissionais capacitados e atualizados nas mais modernas técnicas e tecnologias para te oferecer soluções ideais e personalizadas conforme as necessidades da sua empresa.

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