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Para quem quer vender online, o e-commerce é uma excelente alternativa! Além de garantir a segurança de ter um site próprio, sem depender de outras empresas, também permite que você controle os preços e descontos sem precisar pagar taxas sobre cada venda. Mas, para que o seu e-commerce realmente dê resultados e faça vendas, é preciso planejá-lo muito bem. Confira algumas dicas de como fazer isso.

Planejamento

Como toda nova oportunidade de negócio, criar um e-commerce exige um investimento financeiro. É importante que você defina qual o capital inicial disponível para o desenvolvimento e divida por 12, para saber quanto terá reservado para as despesas com o e-commerce por mês, durante um ano. Além do planejamento financeiro, é fundamental ter também um planejamento comercial.

Para ter certeza de que você está desenvolvendo um e-commerce que se comunique bem com o seu público e que realmente venda, é fundamental que você conheça bem o seu nicho de mercado e saiba como se posicionar diante dos concorrentes. É importante entender o que já está sendo feito e buscar formas de se diferenciar para atrair a atenção dos clientes.

Aspectos técnicos

Para montar um bom e-commerce é importante ter os recursos das melhores ferramentas do mercado à sua disposição. Tudo começa com uma boa plataforma para montar o seu e-commerce. Hoje existem diversas opções pré-montadas em que você apenas coloca a sua identidade e já tem toda a estrutura disponível, mas também é possível contratar uma empresa especializada na produção de sites, como a VWP e montar o seu e-commerce personalizado do zero, com todas as funcionalidades que atendem às necessidades individuais e específicas da sua empresa.

Independente do formato em que você for montar o seu e-commerce, é fundamental observar alguns aspectos:

  • O site deve estar otimizado com as ferramentas de SEO (Search Engine Optimization) que ajudarão a destacar sua empresa nos mecanismos de busca.
  • O site deve estar integrado com o sistema de ERP que você usa para gerenciar o estoque e as informações da sua empresa.
  • Sua empresa deve determinar as formas de pagamento utilizadas no e-commerce e conectá-las com as ferramentas necessárias para o funcionamento. Nesse ponto, é importante utilizar apenas ferramentas e gateways de pagamento seguros e de confiança, para que sua empresa não passe por problemas de fraude no e-commerce.
  • Assim como o pagamento, também é importante escolher as ferramentas e sistemas de entrega seguros, que possam proporcionar mais confiança para que o cliente escolha a sua loja na hora de comprar.
  • Além disso, também é importante ter um sistema que garanta a segurança e privacidade dos dados que seus clientes fornecem, seguindo as normas da LGPD.

Identidade visual

Uma das principais ferramentas de atração de clientes para o seu e-commerce é a sua identidade visual. Ter uma comunicação que encante e atraia e o seu cliente é fundamental, mas não é a única coisa que importa. As fotos do seu produto (e até vídeos, se possível) devem ser claros e atrativos para que as pessoas entendam bem sobre o seu produto e tenham vontade de comprar. O seu objetivo com a comunicação visual do e-commerce deve ser sempre despertar o desejo de compra no seu cliente.

Comunicação e marketing

É importante ressaltar que só ter um e-commerce no ar não vai fazer você sair vendendo aos montes. Para realmente ter um volume sólido de vendas, é fundamental investir em marketing digital e criar uma comunicação que atraia o seu público e seja relacionável. Uma empresa especializada em marketing digital como a VWP pode te fazer alavancar suas vendas e proporcionar o melhor posicionamento e reforço de marca para o seu negócio.

No meio digital, para reforçar o posicionamento de SEO do seu site, é fundamental desenvolver constantemente um conteúdo relevante, principalmente através dos textos de blog. Quando você ainda não é uma empresa grande que tenha atualização constante de SEO por meio da entrada de novos produtos, a melhor forma de fazer essa atualização e melhorar o seu posicionamento nos buscadores é através de conteúdos completos e relevantes, que se comuniquem bem com o seu público-alvo e contribua para transformá-los em clientes fidelizados e, se possível, em defensores da marca. Outras estratégias, como um bom posicionamento e conteúdo nas redes sociais, também são fundamentais para atrair o público de outras plataformas para o seu e-commerce.

Apoio

No processo de criação do seu e-commerce, ter o apoio de uma empresa especializada com conhecimento técnico para te auxiliar é fundamental! Aqui na VWP atuamos em todas as áreas do marketing digital, desde o trabalho nas redes sociais ao desenvolvimento de sites e sistemas, para que sua empresa tenha um processo estratégico completo de desenvolvimento e marketing, tudo otimizado com os recursos necessários para o melhor posicionamento de SEO e ações que convertem o público-alvo em cliente. Se quiser saber mais sobre como funciona o nosso desenvolvimento de sites e e-commerce, entre em contato com a nossa equipe comercial pelo WhatsApp (32) 99975-7191.

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