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Certa vez, Bill Gates, fundador da Microsoft e um dos maiores magnatas do mundo, disse a seguinte frase:
“Se o seu negócio não estiver na internet, seu negócio irá ficar sem negócio”.

Cada vez mais a importância de estar presente no mundo digital vem ganhando espaço nas discussões entre empresários e empreendedores. Mas o que exatamente é uma empresa digital? Como eu começo um negócio digital? Como eu incluo a minha empresa tradicional no mundo online? Todas as respostas estão aqui!

O que é uma empresa digital?

A empresa digital não é apenas aquela que está presente nas redes sociais ou outros canais digitais. Ela é a empresa que utiliza tecnologias e ferramentas digitais inovadoras nos processos de produção, gestão, metrificação se tornando mais eficiente em encontrar seu público-alvo e, consequentemente, se tornando mais competitiva. Mas é importante destacar que isso vale para empresas de qualquer nicho, não apenas empresas da área de tecnologia.

Se eu não sou uma empresa digital, como começar?

O processo de transformação digital pode começar de várias formas, mas as mais comuns são criando um site e um perfil na rede social que mais combina com o seu público-alvo. Para entender quais são os melhores meios digitais para encontrar o seu cliente ideal, o caminho é procurar uma empresa de tecnologia que ofereça suporte estratégico em todas as áreas, como a VWP! Aqui, por exemplo, você consegue fazer o seu site, criar os seus e-mails e fazer todo o marketing da sua empresa em um só lugar com profissionais capacitados e sistemas de qualidade.

Como funcionam os serviços digitais para empresas?

1. Site

Para começar no online é muito importante ter um site. Hoje o Google é a maior plataforma de buscas no mundo! Para entregar a sua empresa como resultado da busca do seu cliente, ele leva em consideração algumas características específicas como o domínio, a qualidade do seu site e algumas especificações técnicas chamadas de SEO (Search Engine Optimization).

Quanto melhor qualificado o seu site nessas categorias, melhor o posicionamento dele nas pesquisas. Para ter um site você tem duas opções: um e-commerce, caso você venda muitos produtos, ou um site padrão institucional caso você ofereça serviços ou produtos que não são de preço fixo, por exemplo. Além disso, ter um site dá mais credibilidade para sua empresa e ajuda as pessoas a encontrarem seu negócio de forma muito mais rápida.

2. Redes Sociais

Um dos maiores desejos das empresas digitais hoje em dia é a presença em perfis de redes sociais, principalmente o Instagram. Porém, uma das principais orientações da equipe de marketing é entender qual o público da sua empresa, e em qual rede ele está. Muitas vezes, o lugar onde gostaríamos de aparecer não é o mais eficiente para encontrar o nosso cliente ideal ou vender o nosso produto, por isso uma boa pesquisa é fundamental para entender quais redes são as ideias para os negócios acontecerem de fato.

3. Venda

Como falamos no item sobre o site, o tipo de negócio e produto/serviço que você trabalha vai determinar muita coisa, inclusive como você vende. Quando as pessoas estão buscando serviços ou infoprodutos (produtos que na verdade são informações, como cursos, palestras, e-books, etc) elas já estão acostumadas a encontrar um site institucional, em que entram em contato com a empresa através de um formulário de contato ou Whatsapp. Já quando você vende produtos físicos diversos, as pessoas esperam se deparar com uma plataforma como um e-commerce, em que ela faz todo o processo de compra no próprio site.

Nestes casos, é muito importante estar atento à legislação e ao funcionamento dos meios de pagamento e emissão de nota fiscal, para garantir a sua segurança e a do seu cliente. Como é uma parte muito importante da sua empresa no meio digital, é importante que você tenha o apoio de profissionais qualificados avaliando estas etapas.

Lembrando que além do site, outros canais de comunicação também são importantes, como as redes sociais.

4. Contato

Hoje em dia a relação entre empresa e cliente não é mais unilateral. Cada vez mais o público se envolve nos processos, opina, discute e quer ser ouvido. Não estamos mais em uma era onde você vende e o cliente compra. Agora o seu cliente quer estabelecer um diálogo e um vínculo com a sua empresa. Para isso é muito importante estar presente, responder, criar um relacionamento. É nessa hora que entram o WhastApp, Telegram, chats das redes sociais e o e-mail marketing.

Uma boa presença nesses canais ajuda a transformar o seu público em uma comunidade, favorecendo sua marca. Mas essa presença digital da empresa deve ser estratégica, por isso é sempre recomendado que ela seja feita com o apoio de uma equipe qualificada.

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