O endomarketing é um conjunto de estratégias de marketing que são direcionadas para se comunicar com o público interno da empresa. O principal objetivo, em geral, além de informar, é promover um clima organizacional agradável e manter a equipe motivada e por dentro de todas as informações relevantes sobre a empresa.
Porque investir em endomarketing
O endomarketing é uma estratégia muito importante para criar um bom ambiente na sua empresa e manter seus colaboradores informados e motivados.
Engajamento da equipe
O endomarketing ajuda a fazer com que a equipe se sinta parte de um ambiente saudável, que se preocupa com a saúde dos colaboradores e a qualidade do espaço de trabalho. Isso faz com que a equipe trabalhe de forma mais motivada e engajada com a empresa.
Produtividade
Um colaborador motivado é sempre um colaborador mais produtivo. Ao se sentir valorizada pela empresa, a tendência é que a equipe seja mais proativa e tenha mais facilidade em entregar os resultados esperados.
Clima organizacional
Com uma equipe mais bem informada e uma clara preocupação com os colaboradores e com a empresa, o clima organizacional tende a melhorar e gerar impacto direto na organização e fluxo de trabalho.
Taxa de turnover
Um bom ambiente de trabalho e uma equipe motivada fazem com que os colaboradores estejam menos dispostos a deixar o emprego, diminuindo a taxa de turnover e rotatividade da empresa.
Como envolver o RH?
Como mencionamos anteriormente, manter a equipe motivada e informada é a essência do endomarketing. Mas, isso também faz parte do trabalho do setor de RH da empresa. Portanto, é fundamental que os setores de marketing e RH trabalhem juntos na construção de campanhas. Quanto maior a integração entre os departamentos, maiores serão as chances de sucesso. Na hora de planejar as suas ações, tenha em mente sempre a importância de envolver todos os colaboradores necessários.
Estratégias de endomarketing para empresas
Agora que está clara a importância do endomarketing e seus impactos na saúde do seu negócio, confira algumas dicas do que você pode usar para implementar essas estratégias na sua empresa!
Canais de comunicação
É importante definir por quais canais serão feitas as comunicações da sua empresa. Pode ser por um lugar só, ou por vários. Algumas boas opções são um mural em algum lugar bem visível da empresa ou um envio de e-mail com uma frequência pré-definida.
Cultura e inovação
O trabalho de endomarketing é uma ótima ferramenta para estimular inovação por parte da equipe e para reforçar a cultura da empresa. É uma ótima oportunidade para trocar ideias com a equipe e ouvir sugestões de novas tecnologias ou insights para produtos/serviços.
Integração
Na sua estratégia de endomarketing você pode incluir elementos que ajudam a aproximar os colaboradores, como confraternizações, grupos de estudos, atividades e dinâmicas, ou até realizando palestras e eventos pensados para o crescimento pessoal e profissional da equipe.
Benefícios
Para criar uma boa cultura de empresa, é interessante pensar em benefícios além dos óbvios vale-transporte e vale-refeição. Você pode criar alguns bônus por desempenho, fazer parcerias com academias, livrarias, ou outras empresas que ofereçam algum benefício além dos relacionados ao trabalho.
Conhecer o marketing e as diversas estratégias de marketing pode oferecer diversos benefícios para a estruturação das suas estratégias de endomarketing. Afinal, uma equipe feliz e bem informada faz sua empresa crescer cada vez mais!