Philip Kotler é um dos maiores e mais renomados estudiosos e especialistas da área de marketing. Seus livros são a base de muitos estudos e de todo o trabalho desenvolvido por agências ao redor do mundo. No início de novembro de 2021, ele lançou uma nova versão de seu trabalho, o livro “Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade”, que aborda um novo marco na evolução do marketing.
A evolução do marketing
O marketing passa por constantes mudanças e evoluções, normalmente relacionadas a momentos marcantes da história como, por exemplo, as revoluções industrial, tecnológica, informatizada e digital.
Marketing 1.0
O modelo tradicional se concentrava no produto e pregava um relacionamento unilateral com o cliente. A empresa definia o que vender e o cliente comprava o que estava disponível. Como a concorrência era baixa, a estratégia das empresas era utilizar propagandas em rádio e TV para aumentar a exposição da marca e o volume de vendas.
Marketing 2.0
Começando a pensar no consumidor, as empresas passam a entender que quando atendem uma necessidade do cliente, o volume de receita aumenta. Porém, do outro lado, os clientes passam a desenvolver um maior senso crítico e começam a cobrar mais das empresas. A estratégia então passa a ser criar uma segmentação de clientes, um público específico, ao invés de tentar vender de forma massificada.
Marketing 3.0
Com a chegada da internet e a transformação digital, o consumidor passou a ganhar voz em blogs, redes sociais e sites. Esse movimento mudou a hierarquia de produção e consumo, fazendo com que o público ditasse o andamento das marcas. As estratégias passaram a considerar o público-alvo como indivíduos únicos, com necessidades e desejos diferentes. Foi nessa época também que começou a preocupação com a sustentabilidade.
Marketing 4.0
O consumidor passa a ser o foco das empresas, que criam comunicações horizontais com os clientes, reconhecendo suas capacidades de avaliar e opinar no que é prometido em comparação com o que é entregue pela empresa. Nesse momento a estratégia passar a ser a criação de comunidades, a valorização do engajamento e a comunicação unificada em todos os canais e formatos.
Marketing 5.0
A pandemia do Covid-19 trouxe uma nova revolução para o mercado e, consequentemente, para o marketing digital. As medidas restritivas fortaleceram e demandaram muito trabalho no mundo digital. Quem não trouxe sua empresa para o meio digital perdeu espaço valioso no mercado. Essa mudança reforçou o vínculo estreito e importantíssimo entre a tecnologia e o ser humano.
Objetivos do marketing 5.0
O objetivo do marketing 5.0 é aproximar marca e consumidor, como sempre foi o objetivo do marketing, porém fazendo isso de forma a saber interpretar e conectar a relação tecnologia e humanidade. Os algoritmos, métricas e dados passam a ser parte fundamental da estratégia utilizada para entender o comportamento humano e interpretar o que os clientes esperam da sua empresa.
Atingir o lado emocional do cliente
Oferecer experiências que marcam a vida das pessoas e criam conexões memoráveis do cliente com a sua empresa.
Responsabilidade social
O posicionamento da sua empresa diante de causas políticas, sociais e econômicas é o que vai fazer o cliente se conectar com a sua marca, através da identificação de valores.
Transformar os consumidores em embaixadores das marcas
A experiência positiva e marcante com uma empresa que defende valores semelhantes faz com que o cliente queira defender e divulgar o seu negócio de forma espontânea.
Responsabilidade ambiental
As pessoas estão cada vez mais atentas aos cuidados ambientais e uma empresa que busca reduzir os impactos ambientais e/ou apoiar causas de preservação ambiental criam um diferencial aos olhos dos clientes, ajudando a gerar identificação.
Elementos do marketing 5.0
Marketing baseado em dados
Com o alto volume de dados e informações a que estamos expostos diariamente, não é mais aceitável fazer um marketing baseado em “opiniões”. É preciso saber interpretar e utilizar os dados do seu público a favor da sua empresa.
Marketing preditivo
A partir da interpretação de dados é possível estabelecer um padrão que preveja a relação entre consumidor, marca e produto. Para isso é avaliada a fidelidade do público, as chances de sucesso de um novo produto, os critérios para o sucesso de uma campanha e a melhor forma de trabalhar o branding e posicionamento da sua empresa.
Marketing contextual
Com o uso de inteligência artificial e levantamento de dados é possível reconhecer o comportamento do cliente permitindo que o marketing entregue uma comunicação que case com o momento e contexto de vida do público.
Marketing aumentado
Através do funil de vendas preenchido com o uso de materiais ricos é possível educar e guiar o cliente de forma a atingi-lo em todos os meios com a melhor comunicação visando o sucesso da empresa e o encantamento do público.
Marketing ágil
A sociedade imediatista e a praticidade do meio digital demandam posicionamentos e ações das empresas de forma ágil, quase em tempo real. Com mais agilidade é possível simplificar processos, reduzir a burocracia e aumentar a satisfação dos clientes.
Como aplicar o Marketing 5.0 na sua empresaa
Para aplicar o marketing 5.0 na sua empresa é preciso entender a importância do papel do cliente. Você deve saber interpretar os dados que estão à sua disposição para oferecer a melhor experiência ao seu público.
“É hora de as empresas liberarem plenamente a força das tecnologias avançadas em suas estratégias, táticas e operações de marketing. A tecnologia deve ser alavancada para o bem da humanidade.” – Philip Kotler
Sobre os autores do livro “Marketing 5.0”
Philip Kotler
Professor Emérito de Marketing na Kellogg School of Management, onde ocupou o cargo de Professor S.C. Johnson & Son de Marketing Internacional. Segundo o Wall Street Journal é um dos seis pensadores de negócios mais influentes. Recebeu vários prêmios e títulos honorários de escolas em todo o mundo. Seus livros foram traduzidos para mais de 25 idiomas.
Hermawan Kartajaya
Fundador e presidente executivo da MarkPlus, Inc., e um dos “50 gurus que moldaram o futuro do marketing”, segundo o Chartered Institute of Marketing, Reino Unido. Presidente do Conselho Asiático para Pequenas Empresas e co-fundador da Federação de Marketing da Ásia. Recebeu o prêmio Distinguished Global Leadership Award da Pan-Pacific Business Association da University of Nebraska-Lincoln.
Iwan Setiawan
CEO da MarkPlus, Inc., onde ajuda as empresas a projetar suas estratégias corporativas e de marketing. Escritor, palestrante e editor-chefe da Marketeers.